
Está chegando ao fim o prazo para a solicitação do Vale Transporte Esportivo (VTE), programa da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. O benefício é destinado a entidades esportivas sediadas em Curitiba que solicitam a habilitação dos créditos para utilização do transporte público, a fim de repasse aos alunos e atletas participantes das ações esportivas desenvolvidas pela entidade. O último dia para apresentar o projeto para o VTE é sexta-feira (11).
Até o momento 10 projetos já foram encaminhados, o que beneficiaria 1.133 atletas.
A previsão para 2022 é de que sejam gastos pelo menos R$ 55.863,50/mês com o programa, custeado com recurso próprio da Secretaria e emendas parlamentares.
“O custo do VT para ir e voltar aos treinamentos pode ser um impeditivo. Às vezes o atleta tira dinheiro de sua alimentação para pagar o transporte, às vezes o atleta deixa de ir treinar porque faltou dinheiro para o VT. Essa é a dura realidade do esporte de base, e por isso considero tão importante esse programa”, avalia o vereador Marcelo Fachinello (PSC), que destinou R$ 175 mil para o projeto por emenda.
Os créditos do VTE poderão ser repassados a alunos e atletas com idade entre 14 e 18 anos, completados em 2022, que estejam vinculados às esquipes esportivas da entidade proponente. Além disso, eles devem estar devidamente matriculados em instituição de ensino pública municipal, estadual ou federal, ou ter bolsas de estudo em instituições privadas, sediadas em Curitiba.
Os atletas que receberem o repasse dos créditos pelo Programa do Vale Transporte Esportivo devem estar disponíveis para representar o município de Curitiba em competições esportivas, quando forem convocados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
As entidades interessadas em solicitar o benefício podem conferir todas as informações no https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/vale-transporte-esportivo/2985.
Após o prazo de inscrição para solicitação do VTE, o Departamento de Incentivo ao Esporte da SMELJ fará a análise e divulgará o resultado com as instituições contempladas, que deverão apresentar após esta fase, o termo de compromisso e a listagem dos alunos e atletas que receberão os créditos para utilização em 2022.