Um dia especial só para Fuscas

Apesar de comemoração mundial ser hoje, festa foi ontem, em Curitiba. Mais de 150 carros se reuniram

Bem Paraná

Ontem, Curitiba recebeu mais uma edição do Dia Mundial do Fusca. O tradicional encontro dos apaixonados por esse clássico veículo foi no pátio da Concessionária Copava, sede do Cabral. Foram 150 veículos em exposição, entre Fuscas e modelos Volkswagen derivados, e mais de 1000 visitantes ao longo do encontro.

As atrações começaramcom a formação de um mosaico gigante com os fuscas participantes, ao longo do dia houve bandas de rock, sorteio de brindes, votação da Garota Vintage DMF 2015 e também uma transmissão ao vivo com Alexander Gromow, criador do Dia Mundial do Fusca, direto de Bad Camberg, na Alemanha, cidade onde a data foi lançada mundialmente.

O evento ocorre um dia antes da data oficial em comemoração ao veículo de maior sucesso da Volkswagen, comemorado hoje. O Volkswagen Sedan, popularmente conhecido como Fusca, existe há cerca de 60 anos. Ele surgiu na Alemanha nazista – tendo sido criado por Ferdinand Porsche, a pedido de Hitler – e acabou ganhando o mundo como um dos carros mais populares da história. Foi o primeiro automóvel da marca Volkswagen produzido no Brasil e líder de vendas por vários anos consecutivos.O carro que já fez parte de muitas famílias brasileiras completa mais um aniversário, mas segue perseguido por polêmicas quanto a seu surgimento. De toda forma, uma das hipóteses mais aceitas diz que o contrato de produção inicial do Volkswagen foi assinado em 22 de junho de 1934. Sendo assim, são 85 anos.

O Dia Mundial do Fusca completou 20 anos em 2015. Em Curitiba, ele é organizado pela Concessionária Copava, Rebuli Eventos Automotivos e Fusca Mania Clube Curitiba.

Curiosidades
-Após um longo período de desenvolvimento, as primeiras unidades foram produzidas em 1938. A produção comercial do carro foi impedida pela 2ª Guerra Mundial, sendo efetivada apenas em 1946

-No Brasil, o carro chegou em 1950 como produto de importação, passou a ser montado sem nenhuma peça brasileira.Apenas em 1959 o carro passou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

-Em, 1986, o projeto do Fusca seria encerrado, aos 27 anos de Brasil. A aposentadoria durou até 1993 quando, por sugestão do então de Itamar Franco, a Volkswagen voltou a fabricar o modelo. Mas só ficou até 1996