rio belem
Rio Belem no Centro Civico, nos fundos do Bosque do Papa (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Tem um rio que corta a cidade do Cachoeira ao Boqueirão, e é considerado genuinamente curitibano. Isso porque nasce e morre dentro dos limites da cidade. O Rio Belém corta a cidade de um extremo ao outro, tem sua nascente no bairro Cachoeira, e após percorrer 21,46 km de extensão, passando por 37 bairros, desagua no Rio Iguaçu, no bairro Alto Boqueirão.

Na parte central ele aparece canalizado, como no Centro Cívico. Em outras, corre por baixo dos prédios e ruas. Mas, com claro problemas de despejo de esgoto irregular, é um curso d’água muito poluído… pobre curitibano.

Mas, sabia que a Capital tem cerca de mil cursos d’água? Entre rios que aqui passam, córregos, riachos, arroios, entre outros.

Veja mais sobre o Rio Belém em
https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/todas-as-passarelas-e-pontes-sobre-o-rio-belem-em-curitiba-foram-revitalizadas/

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.