
Da igreja à sinagoga, da mesquita ao terreira de umbanda, do centro espírita ao templo budista ou aos salões do reino. Curitiba, definitivamente, é uma cidade de muitas crenças, que apresenta um invejável “cardápio” religioso àqueles em busca de conforto espiritual ou proximidade com Deus (independente de como ele seja chamado). Na cidade, são realizados rituais de todas as grandes religiões organizadas, que através de suas diferentes histórias, crenças e práticas retratam a diversidade de uma população composta por quase 1,8 milhão de habitantes. E para se atender a todas as preces, são mais de mil templos à disposição da população.
De acordo com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a capital paranaense reúne 1.278 organizações religiosas, número que diz respeito ao universo de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativos na cidade. Já o número de templos religiosos na cidade pode ser ainda maior: conforme o Sistema de Equipamentos Urbanos de Curitiba (SEUC), produzido pelo Setor de Geoprocessamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), há 1.677 templos religiosos em todo o município.
Com base nas informações do Ippuc, então, o Bem Paraná levantou o número de templos conforme os grupos de religião existentes – utilizando-se para tanto a classificação feita pelo IBGE e o Instituto de Estudos da Religião (ISER), em parceria, para os últimos Cenos Demográficos.
Tais dados revelam que a Igreja Católica Romana é aquela que reúne o maior número de templos na cidade, com 291, seguida por denominações evangélicas: Assembleia de Deus (161 templos), Igreja do Evangelho Quadrangular (159), Congregação Cristã no Brasil (90), Igreja Adventista do Sétimo Dia (86) e Igreja Batista (62).
Além disso, o município conta ainda com 59 Centros Espíritas; 38 Salões do Reino das Testemunhas de Jeová; 36 Igrejas de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias; 29 terreiros ou centro de estudos de Umbanda e Candomblé; cinco Centros Budistas; quatro Igrejas Messiânicas; três sinagogas Judaica Israelita; duas mesquitas islâmicas; um Templo Bahá’i; e oito outros templos não cristãos (a maioria deles professando fés de origem oriental).
Um dado que chama a atenção, no entanto, é aquele que diz respeito à profusão de igrejas evangélicas. As igrejas católicas, por exemplo, somam 307 templos em toda a cidade (considerando-se não apenas os templos da Igreja Católica Romana, mas também os da Católica Apostólica Brasileira e da Católica Ortodoxa). Já as denominações evangélicas reúnem 1.185 com suas mais diversas siglas, o equivalente a 70,7% do total de templos religiosos na cidade.
Caminhada pelo Centro Histórico evidencia a pluralidade na Capital
Para se conhecer um pouco da diversidade religiosa de Curitiba, basta dar uma caminhada pelo Centro da cidade. É que o Setor Histórico, na região do Largo da Ordem (entre as Praças Tiradentes e Garibaldi), reúne templos de diferentes religiões, evidenciando a riqueza cultural do município.
Na Praça Tiradentes, por exemplo, fica a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. O local, construído de 1876 a 1893, tem estilo neogótico, com inspiração na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. Perto dali fica também a Igreja da Ordem, construída em 1737 e a mais antiga edificação curitibana, a Igreja do Rosário (construída por pessoas escravizadas e para pessoas escravizadas no século XVIII), a Igreja São Vicente de Paulo (construída em 1932 e um dos marcos da cultura polonesa na Capital) e a Arquidiocese de Curitiba.
Saindo das igrejas católicas, nas ruas do Rosário e Trajano reis, respectivamente, há ainda a Igreja Presbiteriana Independente e a Igreja Luterana. A primeira, fundada em 1934, é um símbolo da divisão da congregação, que em 1903 se desligou das igrejas norte-americanas para a fundação da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. A segunda já foi fundada em 1866 e construída no atual endereço em 1892, em estilo gótico, com torre e sino.
Por fim, há ainda a Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib e o templo Hare Krishna nas ruas Kellers e Duque de Caxias.
O templo religioso da comunidade muçulmana foi inaugurado em 1972, tem a fachada voltada para a cidade sagrada de Meca e seu interior é completamente forrado com legítimos tapetes persas e decorado com mosaicos islâmicos feitos à mão. Já o templo Hare Krishna, que divulga uma tradição religiosa oriental milenar que segue a religião monoteísta Vaishnava (com devoção a Krishna ou Vishnu), é conhecido por promover diversos encontros, jantares vegetarianos, estudos e festividades tradicionais.
Os espaços para manifestação da fé em Curitiba
Centros
Centro Budista: 5
Centro Espírita: 59
Centro Umbandista: 29
Templos
Cristãos
Congregação Cristâ no Brasil: 90
Igreja Adventista da Promessa: 9
Igreja Adventista do Sétimo Dia: 86
Igreja Batista: 62
Igreja Batista Independente: 9
Igreja Batista Nacional: 10
Igreja Católica Romana: 291
Igreja Cristã Maranata: 17
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: 36
Igreja do Evangelho Quadrangular: 159
Igreja do Nazareno: 10
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil: 2
Igreja Evangélica Assembleia de Deus: 161
Igreja Evangélica Cristianismo Decidido: 3
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil: 12
Igreja Evangélica Irmãos Menonitas: 11
Igreja Evangélica Luterana do Brasil: 10
Igreja Evangélica Menonita: 5
Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo: 11
Igreja Evangélica Templo das Águias: 10
Igreja Greco-Católica Ucraniana: 10
Igreja Internacional da Graça de Deus: 14
Igreja Metodista: 10
Igreja Mundial do Poder de Deus: 10
Igreja Ortodoxa Antioquina: 1
Igreja Ortodoxa Grega: 1
Igreja Ortodoxa Ucraniana: 2
Igreja Pentecostal de Jesus Cristo: 9
Igreja Pentecostal Deus é Amor: 36
Igreja Pentecostal Visão Missionária: 20
Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil: 1
Igreja Presbiteriana do Brasil: 31
Igreja Presbiteriana Independente do Brasil: 7
Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil: 8
Igreja Universal do Reino de Deus: 50
Outros Templos Cristãos: 314
Salão do Reino das Testemunhas de Jeová: 38
Não cristãos
Igreja Messiânica Mundial do Brasil: 4
Mesquita Islâmica: 2
Outros Templos Não Cristãos: 8
Sinagoga Judaica Israelita: 3
Templo Bahá´í: 1
Fonte: Sistema de Equipamentos Urbanos de Curitiba (SEUC)
Números
Maioria da população é católica, mas número de evangélicos avança
Em meio a tantos templos, qual, afinal, quais as fés mais professadas pelos curitibanos? São aquelas que envolvem o Cristianismo, numa característica herdada dos colonizadores europeus que fizeram de Curitiba (e do Brasil) um novo lar. E embora os católicos ainda sejam maioria, o número de evangélicos cresce aceleradamente.
O Censo realizado pelo IBGE em 2000, por exemplo, mostrava que 70,6% dos curitibanos eram católicos. Dez anos depois, em 2010, esse porcentual já havia recuado para 62,5%. No mesmo período, a proporção de crentes evangélicos subiu de 18,9% para 24,2%.
Outras fés que vinham em crescimento no Paraná eram: espírita (de 1,7% para 2,8%); testemunhas de jeová (de 0,59% para 0,72%); candomblé/umbanda (0,22% para 0,26%); budismo (0,19% para 0,3%).
A pesquisa sobre a religião professada pelos curitibanos deve ser atualizada em breve, uma vez que teve início nesta semana a divulgação dos dados apurados pelo Censo 2022.