Franklin de Freitas – Rua Chafic

Ladrilhar sozinho uma rua inteira, ainda que ela fosse sua, seria um trabalho árduo. Fazê-lo com a ajuda de outras pessoas, quiçá dos próprios vizinhos, no entanto, não só facilitaria as coisas, mas possivelmente seria mais transformador também. E em Curitiba, uma via de quadra única que fica na região norte da cidade é um exemplo do “se essa rua fosse nossa”.

Localizada no bairro Vista Alegre, a Rua Chafic Curi era, até 2016, uma via como tantas outras da capital paranaense. A partir de um assalto numa das casas localizadas ali, no entanto, os moradores resolveram fazer diferente. Em vez de erguerem mais muros e se isolarem em suas casas, apostaram na união e fizeram uma intervenção urbanística, dando cor e vida ao local, que fica cada vez mais acolhedor.

Identificar a via não é difícil. Já na entrada há um marcante portal de madeira com os dizeres “Eu amo Curitiba” e, em cima, uma bicicleta pintada de amarelo. O verde, é claro, é um dos destaques do espaço, que é quase como um jardim e ainda apresenta decoração com artes feitas de materiais recicláveis, placas com mensagens inspiradoras e até uma Gelateca – uma geladeira usada como biblioteca, onde há livros tanto para adultos como gibis para crianças. Os pequenos ainda podem se divertir em balanço ou escorregador e também não é raro ver alguém fazendo piquenique por ali ou aguardando para simplesmente ver o pôr do Sol.
´
Segundo Celio Gonzaga Roos, que tem 57 anos e há onze mora na Chafic Curi, o objetivo desde o princípio era transformar a via num espaço comunitário, de convivência. Isso foi atingido, tanto que hoje os vizinhos dizem formar uma “grande família”. A ocupação do espaço, no entanto, não se limita aos moradores. É que a Boulevard, também por seu exemplo de cidadania e coletividade, se tornou praticamente um ponto turístico da cidade. Um recanto que transborda beleza e inspira esperança.

“Nossa rua começou a se unir criando esses bloqueios parciais de via, ficou quase uma rua particular, e aí começamos a colocar bicicletas, a gelateca, uns balanços… Isso foi atraindo e os vizinhos colaboram até hoje”, relata Celio, contando que a ideia inicial era transformar o espaço para que os moradores aproveitassem mais a rua. “Mas ela ficou famosa através das redes sociais e hoje é bem visitada, faz parte quase do roteiro turístico de Curitiba”.

De tempos em tempos, inclusive, a decoração do espaço está diferente. “Este ano já estivemos decorados na Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães e agora estamos decorados com o tema Junino e Julino. Estamos sempre mudando, tendo uma outra visão”, comenta Celio, que é um dos responsáveis pela decoração da Chafic Curi e ainda deixa uma uma mensagem aos que se inspiraram e aos que se inspirarão pelo exemplo da Boulevard.

“Sejam todos bem-vindos. Quer mudar o mundo? Comece mudando sua rua.”