União de vizinhos transforma rua no Vista Alegre em ponto turístico

Após um assalto, em 2016, moradores da Rua Dep. Chafic Curi resolveram fazer uma intervenção urbanística. Cinco anos depois, espaço é um ponto turístico de Curitiba

Franklin de Freitas e Rodolfo Luis Kowalski

Franklin de Freitas - Rua Chafic

Ladrilhar sozinho uma rua inteira, ainda que ela fosse sua, seria um trabalho árduo. Fazê-lo com a ajuda de outras pessoas, quiçá dos próprios vizinhos, no entanto, não só facilitaria as coisas, mas possivelmente seria mais transformador também. E em Curitiba, uma via de quadra única que fica na região norte da cidade é um exemplo do “se essa rua fosse nossa”.

Localizada no bairro Vista Alegre, a Rua Chafic Curi era, até 2016, uma via como tantas outras da capital paranaense. A partir de um assalto numa das casas localizadas ali, no entanto, os moradores resolveram fazer diferente. Em vez de erguerem mais muros e se isolarem em suas casas, apostaram na união e fizeram uma intervenção urbanística, dando cor e vida ao local, que fica cada vez mais acolhedor.

Identificar a via não é difícil. Já na entrada há um marcante portal de madeira com os dizeres “Eu amo Curitiba” e, em cima, uma bicicleta pintada de amarelo. O verde, é claro, é um dos destaques do espaço, que é quase como um jardim e ainda apresenta decoração com artes feitas de materiais recicláveis, placas com mensagens inspiradoras e até uma Gelateca – uma geladeira usada como biblioteca, onde há livros tanto para adultos como gibis para crianças. Os pequenos ainda podem se divertir em balanço ou escorregador e também não é raro ver alguém fazendo piquenique por ali ou aguardando para simplesmente ver o pôr do Sol.
´
Segundo Celio Gonzaga Roos, que tem 57 anos e há onze mora na Chafic Curi, o objetivo desde o princípio era transformar a via num espaço comunitário, de convivência. Isso foi atingido, tanto que hoje os vizinhos dizem formar uma “grande família”. A ocupação do espaço, no entanto, não se limita aos moradores. É que a Boulevard, também por seu exemplo de cidadania e coletividade, se tornou praticamente um ponto turístico da cidade. Um recanto que transborda beleza e inspira esperança.

“Nossa rua começou a se unir criando esses bloqueios parciais de via, ficou quase uma rua particular, e aí começamos a colocar bicicletas, a gelateca, uns balanços… Isso foi atraindo e os vizinhos colaboram até hoje”, relata Celio, contando que a ideia inicial era transformar o espaço para que os moradores aproveitassem mais a rua. “Mas ela ficou famosa através das redes sociais e hoje é bem visitada, faz parte quase do roteiro turístico de Curitiba”.

De tempos em tempos, inclusive, a decoração do espaço está diferente. “Este ano já estivemos decorados na Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães e agora estamos decorados com o tema Junino e Julino. Estamos sempre mudando, tendo uma outra visão”, comenta Celio, que é um dos responsáveis pela decoração da Chafic Curi e ainda deixa uma uma mensagem aos que se inspiraram e aos que se inspirarão pelo exemplo da Boulevard.

“Sejam todos bem-vindos. Quer mudar o mundo? Comece mudando sua rua.”