Universidade Federal do Paraná encerra ano e reitor lembra dificuldades de 2019

Redação Bem Paraná

Reprodução de vídeo - O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, fez nesta segunda-feira (23) um pronunciamento nas redes sociais em que citou as dificuldades que a instituição passou neste ano de 2019. Ele também declarou que o ano está encerrado e que as dificuldades foram superadas.

“O ano foi muito difícil, pleno de desafio, de lutas, de dificuldades, que, porém, foram superadas, com a participação de toda a comunidade”, disse Fonseca. No primeiro semestre deste ano, ele admitiu que a Universidade poderia parar completamente em agosto.

O motivo de uma eventual paralisação era o corte de verbas destinadas a universidades públicas. O governo do presidente Jair Bolsonaro chegou a diminuir os repasses em 30%. “Não sofremos os efeitos que tantas universidades sofreram”, disse Fonseca, nesta segunda. Ele, porém, não descarta novos problemas de orçamento. “Vamos enfrentar com a mesma altivez”, afirmou. 

Fonseca ainda traçou elogios ao desempenho da UFPR durante este ano. “Chegamos ao fim do ano com posição consolidada e reconhecida em rankings nacionais e internacionais”, falou.