A Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) abriram as inscrições para o 3º Concurso de Redação da CGE, voltado a estudantes de universidades estaduais que participam do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE).
Os participantes devem produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Educação fiscal e o controle social: a melhoria da gestão pública através do empreendedorismo cidadão”. A proposta é estimular reflexões sobre transparência pública, uso responsável de recursos e fortalecimento do empreendedorismo ético. Os prêmios ainda não foram definidos, de acordo com o edital.
A iniciativa é voltada exclusivamente a acadêmicos matriculados nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e a Estadual do Paraná (Unespar). Eles também devem participar do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE).
Oportunidade para universitários desenvolverem habilidades
O concurso permite que os estudantes aprendam e debatam sobre cidadania fiscal, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública e do empreendedorismo consciente. É uma oportunidade de desenvolver habilidades de escrita, argumentação e reflexão crítica enquanto se engajam em temas sociais relevantes.
As três melhores redações de cada instituição serão selecionadas por docentes voluntários e encaminhadas à comissão julgadora da CGE e da Seti. Dentre essas, sete textos finalistas (um por universidade) serão escolhidos para representar as IEES na etapa estadual.
O resultado final será anunciado durante o 3º Congresso de Governança Pública da CGE, que acontecerá em 26 e 27 de novembro em Curitiba. O edital completo e demais informações estão disponíveis no site da Controladoria-Geral do Estado do Paraná.