8f1
Curitiba tinha até ontem 260 mil doses do imunizante (Daniel Castellano/SMCS)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai liberar, a partir desta quinta-feira (2), a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade, atendendo à orientação do Ministério da Saúde.

A cobertura vacinal da campanha em Curitiba, iniciada em 25 de março, atingiu 26,6% do público prioritário. A SMS conta com cerca de 260 mil doses da vacina influenza em estoque e vai imunizar a população até esgotar as doses disponíveis.

A vacina está disponível em 108 Unidades de Saúde (US) da capital paranaense. A US Ouvidor Pardinho é a única que não vacina crianças. Todas as demais vacinam todos os públicos. Os endereços das unidades podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

Isso vai acontecer em todas as regionais de Saúde do Estado, também a partir desta quinta. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus e enfatizou a necessidade de promover o acesso ao imunizante para todos os paranaenses, sobretudo com a aproximação dos períodos mais frios.

“A vacinação ampliada será fundamental para a entrada de um inverno mais suave, do ponto de vista assistencial, principalmente na porta dos serviços de saúde, seja do pronto atendimento, hospitais de pequeno porte, na Unidade Básica de Saúde ou na porta dos grandes hospitai”, disse o secretário
O Paraná chegou a 1 milhão de doses aplicadas, mas a cobertura ainda é baixa.
Nas últimas semanas, o sistema de saúde vem sendo pressionado pela alta de casos de doenças respiratórias, Covid e dengue.