Vacina para bebês contra bronquiolite chega ao Brasil em março por R$ 2.663

Redação Bem Paraná com assessoria

A Secretaria da Saúde retoma a vacinação da primeira dose da vacina anticovid para os bebês a partir desta quarta-feira (8/2). Foto: Hully Paiva/SMCS

A nova vacina para bebês contra bronquiolite estará disponível no Brasil a partir de março. No entanto, apenas as redes privadas disponibilizarão o novo imunizante contra o VSR (vírus sincicial respiratório) e o com preço está estimado em R$ 2.663, segundo a farmacêutica Sanofi., responsável pela vacina. O medicamento é indicado para bebês de até um ano de idade.

O nirsevimabe, comercializado como Beyfortus, demonstrou, em estudos clínicos, uma redução de 83% nas hospitalizações por infecções respiratórias em bebês menores de um ano. Com o lançamento, as doses serão distribuídas para clínicas particulares, hospitais e maternidades.

Ainda que a vacina ainda não esteja disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o nirsevimabe foi incorporado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por isso, passará a ser oferecido pelos planos de saúde a partir de março.

O imunizante poderá ser aplicado a prematuros nascidos com menos de 37 semanas de gestação e com até um ano de idade no início ou durante sua primeira temporada de exposição ao VSR.

Também será indicado para crianças com menos de dois anos que tenham displasia broncopulmonar (pulmões imaturos) ou cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias avalia a inclusão do medicamento no SUS. Entre novembro e dezembro de 2024, o órgão realizou uma consulta pública sobre o tema Agora, aguarda a deliberação final sobre a disponibilização do imunizante na rede pública.