vacina
Tradicional gotinha: campanha começa na segunda-feira (Marcelo Camargo/ABr)

O Paraná espera vacinar 717.915 crianças menores de cinco anos de idade contra a poliomielite. A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde acontece neste ano entre 27 de maio e 14 de junho. No Estado, o dia 8 de junho será o Dia D de mobilização estadual. Esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite com a vacina oral. Segundo o Ministério, a substituição da vacina oral pela aplicação intramuscular significará uma proteção maior.

A campanha visa crianças menores de cinco anos contra a doença. As doses estarão disponíveis a partir de segunda-feira nas mais de 1.850 salas de vacinação em todos os 399 municípios. Eles terão autonomia para definir a estratégia mais adequada para a mobilização da imunização, de acordo com a realidade local.

No Paraná, a expectativa é que 717.915 crianças menores de cinco anos recebam a dose. Aquelas menores de um ano (139.732) deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).

As crianças de um a quatro anos (578.183) devem ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP.

As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a poliomielite, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, poliovírus 1 e 3.

Nos últimos anos a cobertura vacinal da poliomielite (VIP) no Paraná em crianças menores de um ano de idade foi de 80,75% (2021), 84,12% (2022) e 89,96% (2023).