Educação
Ano letivo de 2025 chega com novidades na rede (Lucas Fermin/SEED-PR)

Uma parceria entre a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), firmada em dezembro de 2024, trará um aumento expressivo na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Serão disponibilizadas 5.950 vagas, um crescimento de 138% em relação às 2.500 vagas ofertadas em 2024.

Os cursos abrangem áreas como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia. Eles têm duração de três anos e são integrados à carga horária regular do ensino médio. Além disso, os estudantes contarão com transporte e alimentação durante as aulas práticas. A matrícula para os interessados deve ser feita até 13 de janeiro, nas escolas participantes.

“As ações confirmadas para 2025 visam transformar o ambiente escolar em um espaço ainda mais eficiente e acessível”, diz o secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda.

Outra iniciativa inédita será a distribuição pelo Governo do Estado de kits escolares para todos os alunos da rede estadual, abrangendo o Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com investimento superior a R$ 43 milhões.

Os kits serão entregues diretamente nas escolas antes do início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro.

“Os kits foram elaborados para atender às necessidades pedagógicas de cada etapa escolar. Cada modelo foi cuidadosamente montado para garantir que os alunos tenham o suporte necessário para as atividades, desde a criatividade no Fundamental I até instrumentos de precisão para o Ensino Médio”, explica Miranda.