Cidades da Grande Curitiba sem água (Reprodução/ EBC)

A próxima semana tem várias obras programadas pela Sanepar que podem deixar bairros de Curitiba e região sem água.

Na segunda-feira (28) a Sanepar informa que serão interligadas redes de distribuição de água em Curitiba. Os serviços serão feitos das 8h às 17h, na Rua Carmelita. Por esta razão, pode faltar água temporariamente em parte do Bairro Boqueirão. A previsão é a de que o fornecimento de água volte à normalidade gradativamente a partir das 22h.

Ainda na segunda-feira, será feita a troca da bomba do poço que abastece os moradores de Johannesdorf, na Lapa, o que pode comprometer o abastecimento na localidade. A troca do equipamento será feita entre as 10 às 17 horas. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade gradativamente até 23 horas.

Também na segunda, a Sanepar fará serviço de higienização de reservatório de água tratada que pode afetar o abastecimento nos bairros São Marcos e Miringuava. O trabalho será feito das 8h às 17h e a normalização do fornecimento de água está prevista para o início da manhã de terça-feira (29).

Manutenção e melhorias no sistema de captação de água de Fazenda Rio Grande, também acontecem na segunda-feira. Os trabalhos iniciam às 10 horas e devem se estender até as 14 horas. Por esta razão, poderá ocorrer falta temporária de água nas regiões dos bairros Das Nações, Santarém, Dos Estados, Jardim Tropical II, Gralha Azul, Iguaçu, Santa Terezinha, São Sebastião, Jardim Veneza, Colonial, Palmeiras, Sollevante, Eucaliptos, Jardim Itália, Parque Industrial, Jardim Brasil, Hortência, Santa Maria e Santarém. A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 23 horas.

Trabalhos seguem nos dias seguintes e ainda afetam abastecimento de água

A Sanepar informa que serão feitas interligações de redes no sistema de distribuição de água de Agudos do Sul, na terça-feira (29). Os trabalhos iniciam às 14 horas e se estendem até as 17 horas, podendo afetar o temporariamente o abastecimento nas regiões do Bairro Leão. A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 18 horas. 

Na terça também será feita manutenção na barragem do sistema de abastecimento de água de Colombo. Os trabalhos iniciam às 10 horas e se estendem até as 18 horas. Por esta razão, o fornecimento de água pode ser afetado nas regiões dos bairros São Gabriel, Nossa Senhora das Graças, Santa Gema, Guaraituba e Bella Vista/Parque Industrial. A previsão é a de que o abastecimento volte gradativamente à normalidade no início da madrugada de quarta-feira (30).

No mesmo dia pode faltar água em bairros de Curitiba e Araucária devido a serviço de higienização nos reservatórios de água de Campo de Santana e Sítio Cercado.

Em Araucária os bairros são: Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera e Cachoeira e Campina da Barra-Costeira.

Em Curitiba: Alto do Boqueirão, Campo de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho, Pinheirinho Sítio Cercado, Tatuquara, Umbará e Xaxim.

O serviço será feito das 8h às 20h e a normalização total da distribuição de água está prevista para ocorrer no início da manhã de quarta-feira (30).

Ainda na terça serão feitas interligações de redes no sistema de distribuição de água de Curitiba. Os trabalhos serão feitos das 9 horas às 17 horas, podendo afetar o temporariamente o abastecimento em regiões do Bairro Umbará. A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 21 horas.

Quarta-feira

Já na quarta-feira (30) será feita a troca de um macro medidor de água no reservatório da área central de Quintandinha e serão interligadas redes de distribuição de água na cidade na quarta-feira (30). Os trabalhos serão executados das 8 horas às 10 horas, podendo afetar o abastecimento em todas as regiões da cidade. A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 15 horas.

Em São José dos Pinhais serão executados serviços de higienização e de manutenção preventiva no reservatório da área central de São José dos Pinhais, na quarta. Os trabalhos serão feitos das 8 horas às 17 horas, podendo afetar o abastecimento nas regiões dos bairros Aeroporto, Águas Belas, Cruzeiro, São Cristóvão, São Domingos, Aristocrata e no Centro da cidade. A previsão é a de que o fornecimento de água volte à normalidade gradativamente até as 8 horas da manhã de quinta-feira (01).

Em Curitiba serão interligadas redes de distribuição de água. Os serviços serão feitos das 8h às 17h, na Avenida Victor Ferreira do Amaral e na Rua Konrad Adenauer. Por esta razão, pode faltar água temporariamente em partes dos bairros Alto e Capão da Imbuia. A previsão é a de que o fornecimento de água volte à normalidade gradativamente a partir das 22h.


A Sanepar informa que unidades do sistema de distribuição de água de Agudos do Sul, ficarão sem energia na quarta. A Copel programou serviços de manutenção, melhorias e extensão na rede elétrica para o período das 10 horas às 15 horas. Por esta razão, poderá faltar água temporariamente no Centro da cidade. A previsão é a de que o fornecimento de água seja normalizado gradativamente a partir das 20 horas.

No mesmo dia (quarta) serão feitas interligações de redes no sistema de distribuição de água de Curitiba. Os trabalhos serão feitos das 9 horas às 17 horas, podendo afetar o temporariamente o abastecimento em regiões do Bairro Sítio Cercado. A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 21 horas.

Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo, impossibilidade de execução com segurança, fatores externos que impeçam a realização dos serviços no prazo programado, problemas operacionais que impactem de forma crítica o sistema de abastecimento ou força maior.

Vale lembrar que só ficarão sem abastecimento durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas,  pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.