Vasos ficam a um metro do chão

Bem Paraná

Os vasos com as 72 espécies de flores, ervas e outras vegetações deixam as plantas a um metro do chão. No meio da trilha, um pequeno lago com cascata e fonte dá sensação de frescor e provoca os sentidos com barulho da água. Logo depois, os visitantes passam por um estreito corredor de cedro que libera o aroma característico da planta.

A mudança de piso é outra estratégia sensorial. No meio da trilha foi plantada uma pequena floresta de palmito e, entre as árvores, o piso é circular. Algumas árvores já adultas fazem parte do terreno do jardim e serão aproveitadas. No meio do caminho os visitantes encontram uma mesa redonda com sementes e galhos de plantas, como araucária. “São outras partes das plantas importantes que devem ser mostradas”, explica a bióloga Renata Hellen Perez.

Além do som provocado pelo vento nas plantas, em meio à vegetação sinos de diferentes materiais e tamanhos darão estímulos auditivos ao passeio. “Muito mais do que caminhar por um ambiente bonito e agradável, o passeio pelo Jardim das Sensações é um passeio pelos nossos sentidos”, diz a arquiteta responsável pelo projeto, Lorelei Motter Kikuti.