vlt-em-curitiba-1080×720
Divulgação

Os detalhes do projeto de implementação de um VLT Expresso Metropolitano, entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) deve ser apresentado nesta manhã desta quarta-feira, 8 de maio.

Esse novo sistema deverá substituir o BRT do eixo Boqueirão, permitindo uma conexão rápida e moderna entre o Aeroporto Afonso Pena e o Terminal Central, ambos em São José dos Pinhais, com o Terminal do Boqueirão, Terminal do Carmo, Terminal do Hauer, Linha Verde, Tribunal Regional Eleitoral, UTFPR e Centro Cívico, em Curitiba.

Ao todo, o traçado deste VLT deve ter cerca de 21,5 quilômetros de extensão. O leilão de concessão deverá ser realizado na Bolsa de Valores e a previsão inicial de investimentos é de cerca de R$ 2,5 bilhões.

O VLT tem demonstrado grande poder de induzir o desenvolvimento, revitalizando áreas degradadas e gerando novas oportunidades de negócios nas áreas por onde atravessa. Por ser um veículo que circula na superfície, permite uma interação maior de seus usuários com os espaços urbanos.

Segundo a análise apresentada no portal do governo do Estado, o sistema VLT inspira, pelo seu desenho leve e ao mesmo tempo arrojado, modernidade por onde ele circula. Em síntese, implementar uma linha de VLT dinamiza o comércio e os serviços da região, valoriza os imóveis, amplia a acessibilidade, entre outros benefícios que impactam positivamente na qualidade de vida das pessoas.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado para realizar a estruturação e modelagem da concessão para implantação, por um parceiro privado, desse VLT. No âmbito desta parceria, o BNDES contratou um consórcio de empresas para elaboração dos estudos técnicos necessários ao projeto, que serão entregues ao Estado para subsidiar a decisão a respeito do modelo de concessão, que deverá contemplar a implantação e a prestação de serviços de operação e manutenção do VLT.