Uma mania bem curitibana está ligada à gastronomia: são os pratos típicos, boa parte deles de petiscos. Nesta lista podem entrar o pierogi, o pastelzinho assado típico polonês; o pão com bolinho, que tem até concurso na cidade; o pão com bife, uma iguaria que nasceu nos campos de futebol amador da Suburbana de Curitiba e ganhou as lanchonetes e restaurantes.
Outras iguarias típicas, como a carne de onça, está no rol de pratos curitibanos com destaque da chamada “baixa gastronomia”. Mas, de baixa não tem nada. No fim do ano passado, teve o seu pedido de reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na modalidade Indicação de Procedência. O prato já é Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade desde 2009.
E também há aqueles inusitados, como o rollmops, uma iguaria de origem germânica feita com arenque em conserva, um peixe encontrado apenas nas águas do Atlântico Norte. No Brasil, ele é servido com algumas adaptações, especialmente no sul do País. Em Curitiba é mais encontrada com sardinha, sempre enrolada a uma cebola.
De sabor peculiar, considerada um tira-gosto para os “fortes”, a iguaria surpreende quem não está acostumado. Até os anos 2020, existia até uma competição de quem mais comia rollmops.
Bem Paraná
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.
O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.