bosque de portugal
Bosque de Portugal (Arquivo/SMCS)

Curitiba presta uma homenagem à literatura e à poesia luso-brasileira. No Bosque de Portugal, vinte murais lembram grandes nomes: Fernando Pessoa, Luiz de Camões, Antero de Quental, António Nobre, Almeida Garret, Camilo Pessanha, Sá Carneiro, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breynner, Eugênio de Andrade,pelos portugueses. Do Brasil constam poesias de Cláudio Manuel da Costa, Gonçalves Dias, Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Tasso da Silveira (integrante do movimento paranista, nascido em Curitiba: 1923-2005). Nestes murais ou pilares, há trechos de obras dos autores homenageados.

O Bosque fica na Rua Fagundes Varella com a Rua Osório Duque Estrada, no Jardim Social e foi inaugurado em 1994. O então presidente de Portugal, Mario Soares, esteve presente. Também há sete colunas com os nomes das sete Nações de Língua Portuguesa: Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau.

No portal para o seu acesso, pela Rua Fagundes Varella, foi construído um painel decorativo em azulejos, uma das grandes expressões artísticas (e econômicas) nacionais daquele país, com a predominância das cores em azul escuro.

Pista de caminhada também atrai muitos visitantes, assim como o verde exuberante da região.

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.