Veja quais iniciativas colocaram Curitiba na rota dos principais destinos turísticos do Brasil

SMCS
turismo

Linha Turismo no Tanguá (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Curitiba recebeu, em Londres (Inglaterra), o troféu de uma das dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A capital paranaense foi selecionada pela prestigiada editora de guias de viagem Lonely Planet, que listou os 30 melhores destinos, entre cidades, regiões e países do mundo para turismo, em sua plataforma.

A capital paranaense é a única cidade brasileira a figurar na lista, destacando-se por suas soluções urbanas inovadoras, qualidade de vida e compromisso com a sustentabilidade.

Destino Turístico Inteligente

A capital paranaense, que já figurava entre as 10 cidades mais buscadas no Google por turistas brasileiros, integra o programa nacional de DTI, uma iniciativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa impulsionar a inovação e acessibilidade no setor.

Entre as ações mais recentes, destaca-se o aplicativo Curta Curitiba na Palma da Mão, que oferece recursos para pessoas com deficiência visual, além da melhoria na acessibilidade em locais como o Jardim Botânico e o Bosque Alemão. Além disso, o desenvolvimento de um aplicativo com áudio-guia na Torre Panorâmica tem ampliado as opções de visitação inclusiva.

Rota de grandes shows

Com a redução da alíquota de ISS para eventos de 5% para 2%, houve um aumento de 10% no número de shows nos últimos oito anos em Curitiba. Passaram por aqui grandes nomes, como Paul McCartney, Red Hot Chili Peppers, Imagine Dragons, Coldplay, Foo Fighters, Metallica e Bruno Mars.

A cidade também é a terceira mais procurada do Brasil por estrangeiros para turismo de negócios e eventos, reforçando sua posição estratégica no cenário nacional.

Nos últimos anos, consolidou-se como sede de grandes eventos, como o Smart City Expo Curitiba e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) 2024.

Programação de Natal gratuita

Nos últimos oito anos, o evento Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais proporcionou 300 dias de atrações gratuitas, incluindo decoração, rodas-gigantes, carrosséis, corais, concertos, óperas, balés, circuitos de carro (drive-thru) e feiras especiais.

Em 2023, o público que prestigiou as festividades natalinas sextuplicou em comparação a 2017, passando de 300 mil espectadores para mais de 2 milhões. 

O aumento de 566,7% no número de visitantes reflete a popularidade da programação, que reúne cerca de 100 atrações anuais, realizadas em parceria da Prefeitura com patrocinadores e instituições privadas.

O Natal de Curitiba tem se mostrado também uma poderosa ferramenta de geração de renda para a cidade. Em 2023, a programação atraiu 311 mil turistas e movimentou R$ 100 milhões na economia local, considerando gastos com hospedagem, alimentação, transporte, serviços e produtos adquiridos. O crescimento é significativo quando comparado a 2017, quando o evento gerou R$ 53 milhões e atraiu 62,4 mil turistas.

Linha Turismo e novos atrativos

Linha Turismo, um dos serviços mais conhecidos de Curitiba, transportou 3,1 milhões de passageiros de 2019 a novembro de 2024. O trajeto foi ampliado, ganhou informações em mais idiomas e adotou inovações como o cartão de embarque digital e promoções tarifárias.

Alguns exemplos são as tarifas mais baratas no aniversário de Curitiba, na Páscoa e na Primavera.

Plano para o futuro

O novo Plano Municipal de Turismo 2024-2030 foi apresentado em outubro de 2024. O objetivo central do plano é transformar a cidade em um destino turístico inteligente até 2030, reforçando o compromisso da cidade com a inovação, a sustentabilidade e a inclusão.

Trata-se de uma ferramenta ampla que abrange diversas frentes, desde a hospitalidade e qualificação profissional até a valorização dos artesãos e artistas locais. São mais de 170 ações previstas no plano elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae Paraná.