
O consumo de peixe e as vendas nas peixarias de Curitiba aumentaram consideravelmente desde o início de março, com uma alta de até 50%, segundo projeções do setor. Para a Semana Santa, entre os dias 13 e 20 de abril, a expectativa é que as vendas aumentem até 10 vezes.
Nos comércios da cidade, o movimento é visível. Juarez Gerhardt, gerente da Peixaria Tatiana, no bairro Seminário, em Curitiba desde 1974, explica que as vendas começaram a crescer logo após o Carnaval.
“Além dos pescados e frutos do mar frescos, a procura pelo bacalhau dessalgado também cresce bastante, já que para muitas famílias o bacalhau é uma tradição de Páscoa”, comenta o gerente.
A motivação principal é o início da Quaresma, período marcado por jejum, oração, abstinência de carne e reflexão espiritual, inspirado nas tradições bíblicas de 40 dias.
Para garantir que a refeição de Páscoa esteja completa, a recomendação é fazer a reserva com antecedência, assegurando que a tradição seja mantida por mais um ano.
Produção no Paraná
O Paraná, que é líder na produção de peixe no Brasil, teve um aumento de 17,35% na produção de peixes em 2024, atingindo 250.315 toneladas, comparado a 213.300 toneladas no ano anterior. Isso reflete um crescimento acima da média nacional de 9,21%, e contribui diretamente para o abastecimento e aumento das vendas nas peixarias do estado.
Onde comprar
Para além das tradicionais peixarias, muitas cidades promovem feiras de peixe, que podem ser comprados frescos próximo à data.
Serviço
Feira do Peixe em Campo Largo
Dias: 15, 16 e 17 de abril
Local: Estacionamento da Rodoviária Municipal Vereador Darci Andreassa, Rua Rui Barbosa, s/n, Centro
Produtos: Pescados frescos, como tilápia, carpa e truta
Alana Morzelli, especial para o Bem Paraná, sob supervisão de Mario Akira