No Novo Mundo, árvore de grande porte foi ao chão (Franklin de Freitas)

A tarde desta quinta-feira (27) foi atípica em Curitiba. Rajadas de ventos derrubaram pelo menos 48 árvores na Capital, algumas de grande porte, bloqueando ruas e causando transtornos.

Boqueirão, Novo Mundo e Xaxim foram os bairros que mais tiveram trabalhos da Prefeitura de Curitiba das fortes rajadas de vento ocorridas no começo da tarde. Segundo a Defesa Civil, foram registrados ventos de 35,6 km/h e 4 milímetros de chuva acumulada diária. Pela Central 156 foram relatadas 48 quedas de árvores até o fim da tarde.

O atendimento às ocorrências, que não registraram vítimas, mobilizou equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Arborização e Limpeza Pública). A prioridade era a desobstrução das vias afetadas. Várias unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica por causa de fios de alta tensão que foram ao chão arrastadas pela queda das árvores.

Outros bairros com queda de árvores foram Bom Retiro, Bacacheri, Juvevê, Hauer e Capão Raso. Além de chamadas para o 156 para remoção dessas áreas, a Prefeitura também recebeu um pedido de fornecimento de lonas de proteção para o Xaxim.

Os ventos mais fortes anteveram a chegada de uma frente fria, que já atuava na tarde desta quinta no Noroeste, Oeste e Centro-Sul do Estado. A frente avançou para as demais regiões e no começo da noite de ontem chovia em Curitiba. O sistema deve continuar ao longo dos próximos dias.

Em caso de emergência, a população deve acionar os números de telefone 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros), além da Copel em caso de queda de postes.