arvore sobre carro no cic
Árvore cai sobre carro na rua Professor Algacyr Munhoz Maeder, no CIC. (João Frigério)

Uma das principais vias de acesso do bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a Rua Professor Algacyr Munhoz Maeder, está completamente bloqueada desta às 6 horas desta manhã de segunda, 22. Entre 5h e 6h da manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas que chegaram a 74,2 km/h na capital.

No Paraná, os ventos deixaram 405 mil casas sem energia, segundo a Copel. Destes, 62 mil estão em Curitiba, 123 semáforos estavam apagados às 8h30.

Leia mais:

Um veículo Celta transitava pela rua no momento da queda da árvore. O motorista do carro Janair da Silva contou que foi muito rápido e, por isso, não conseguiu frear.

Um ônibus da linha Capão Raso/Caiuá, tentou desviar o acidente e terminou atolado na grama ao lado a via, que está totalmente interditada em sem previsão de liberação.

Além deste ponto, os Bombeiros atendem, nesta manhã de segunda, mais outros dois chamados de queda de árvore: no bairro Jardim Paraíso, em Almirante Tamandaré e na rua rua José Domingos de Carvalho, no Pilarzinho, em Curitiba.

Clarão assusta moradores em Curitiba

Um clarão foi registrado no final desta madrugada por um morador da região do Fazendinha.

Vendaval

Em Curitiba as rajadas de vento chegaram a 74 km/h nesta manhã. Boletim Simepar, apontam rajadas de vento de 77 km/h em São José dos Pinhais, 76 km/h em Cerro Azul, 70 km/h em Fazenda Rio Grande. No interior do Paraná, o vento mais forte foi registrado em Ubiratã, no Noroeste do estado: 

121 km/h em Ubiratã à 1h15; 
102,2 km/h em Altônia à 1h;
83,9 km/h em Ponta Grossa às 4h15;
77 km/h em Guaíra à 0h15;
74,2 km/h em Umuarama à 1h30;
73,8 km/h em Cascavel à 0h45;
72,7 km/h em Laranjeiras do Sul à 0h15;
71,3 km/h às 2h15 em Campo Mourão;

Energia

Segundo a Copel, as equipes estão em campo desde o início dos temporais no Paraná, e seguem mobilizadas nesta segunda-feira (22), quando o eixo da frente fria ainda avança sobre todas as regiões, provocando chuvas em boa parte do estado.

De acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, além das precipitações, há registro de muitas descargas atmosféricas nesta manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas.

Obras são adiadas em Curitiba

O início das obras do Lote 2.3 do Projeto BRT Leste/Oeste, na canaleta exclusiva para ônibus da Avenida Presidente Affonso Camargo, na altura da Rodoferroviária, assim como o desvio dos ônibus que estavam programados para começar às 9h desta segunda-feira (22/9), foi temporariamente adiado devido à chuva.

Também foi adiado o início do bloqueio na Avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso, necessário para a execução de serviços de drenagem. A nova programação será comunicada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Ventos derrubam torres de alta tensão em Bandeirantes

Em Bandeirantes na região Norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. As regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda.

Trabalhadores locais e de outras regiões irão trabalhar na reconstrução das estruturas, com previsão de conclusão para o final desta semana.

CANAIS DE ATENDIMENTO – A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.

Campos Gerais contabiliza estragos

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foram registrados destelhamentos de casas, quedas de árvores e até o desabamento da cobertura de uma quadra de esportes da Escola Municipal José Pinto Rosas, no Parque Bonsucesso. A cobertura da quadra desabou e a unidade foi interditada.

As aulas desta segunda-feira (22) foram suspensas, afetando os 320 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Outros estragos pelo Paraná

Entre Sertanópolis e Ibiporã, no norte do estado, houve estragos na PR-090. Seis postes instalados na margem da rodovia caíram durante o temporal da noite de domingo (21). Não há registro de feridos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem quatro alertas meteorológicos ativos para o Estado. Vendavais, chuvas intensas, com vento e tempestades pode fechar o inverno deste ano.

O de maior grau de perigo, o alerta vermelho, é para o grande acumulado de chuva, previsto para a região Oeste, Centro-Sul e Sudoeste do Paraná, principalmente nos municípios na divisa com Santa Catarina.

Reportagem em atualização