tempo nublado
Segunda começa com céu nublado e chuvisco em Curitiba (Foto: Mario Akira)

O esperado veranico, que se caracteriza por temperaturas de verão em pleno inverno, chega apenas a parte do Paraná. Em Curitiba e toda a região Leste, as temperaturas sobem um pouco, mas não devem passar dos 30ºC conforme previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Leia mais:

O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, explica que as temperaturas até sobem na região, porém o aquecimento é resultado da formação de uma nova frente fria, que pode provocar chuvas já a partir desta terça, 19.

Entre o Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba e, principalmente no Litoral, a nebulosidade provocam nevoeiros. As máximas previstas ficam na casa dos 22ºC. Nas praias, como permanece nublado ao longo do dia, máxima deve ser 20ºC entre Guaratuba e Matinhos.

Veranico leva calorão apenas a parte do Paraná

As altas temperaturas deve ser registradas apenas interior do estado. Máximas acimas dos 30ºC devem ser registras na faixa norte paranaense. No Noroeste, o calor deve ser mais com máximas nesta segunda,, 18, de 34ºC em Umuarama, 35ºC, entre Luanda e Querência do Norte.

Em Paranavaí chega a 34ºC, Maringá 33ºC e nos outros municípios do Norte, oscilam entre 31ºC e 32ºC nos termômetros, como na região de Londrina e também em cidades do Norte pioneiro, Cambará e Andirá.

No Oeste do estado, em Cascavel a tarde será de 30ºC e em Foz do Iguaçu, 31ºC. Em Capanema, no Sdoeste, chegando aos 32 nos termômetros.

Terça tem nova frente fria

Nesta terça, 19, o tempo muda no Estado. “Principalmente a partir da noite na área de divisa com Santa Catarina e também de fronteira com os países vizinhos”, diz Jacóbsen.

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas antes ocorre um aquecimento pré-frontal muito expressivo no Paraná. “As temperaturas amanhã ficam mais altas do que hoje e aí de forma um pouco mais geral mesmo em todas as regiões do estado, mas não chega a configurar uma situação de veranico ou onda de calor”, explica.

O veranico provoca anomalias de temperatura máxima entre 3°C e 5°C acima da média e, ao contrário de uma onda de calor, que geralmente vem acompanhada de chuvas, o fenômeno se caracteriza pela ausência de precipitação.

“É uma situação de aquecimento mesmo antes de chegada de frente fria, pois já ocorre chuva na noite de terça-feira e principalmente na quarta esse novo sistema frontal atua sobre o estado do Paraná e provoca chuvas”, explica o meteorologista. “Como tem essa previsão de chuva, já quebra essa situação de bloqueio atmosférico em todo o sul do Brasil”, finaliza.