Vereadores apoiam a implantação de Faixa Azul no trânsito de Curitiba para reduzir acidentes

Ideia para a capital paranaense surgiu a partir de experiência em São Paulo. Faixa Azul ficaria entre as faixas de rolamento de vias mais movimentadas, para tráfego prioritário de motocicletas

Política em Debate com Câmara Municipal
faixa azul

Vereadores pedem estudo sobre implantação de Faixa Azul em Curitiba. (Foto: Edson Lopes Jr./Prefeitura de São Paulo)

Nesta quarta-feira (3), em votação simbólica, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) declararam apoio à implantação da Faixa Azul na capital do Paraná. A proposta foi apresentada por Alexandre Leprevost (Solidariedade) como uma medida para reduzir os acidentes de trânsito em Curitiba. Inspirada na experiência positiva da cidade de São Paulo, a Faixa Azul é uma área sinalizada, entre as faixas de rolamento das vias mais movimentadas, para tráfego prioritário de motocicletas.

“A sugestão ao Executivo é para que a Prefeitura de Curitiba estude a implantação da Faixa Azul nas vias mais movimentadas da cidade, mas bem que ela já poderia aplicar”, defendeu Leprevost, após receber o apoio de outros parlamentares, durante a discussão da indicação (205.00121.2024). O vereador entende que a criação de uma área para motociclistas prevenirá o ziguezague entre os veículos, que “gera atritos entre os motoristas”. “Foi uma medida [em São Paulo] que acabou com o ‘corredor’ nas vias de grande fluxo”, atestou Professor Euler (MDB).

Confira a notícia completa no Política em Debate