Vereadores aprovam a instalação de guarita particular em calçadas

Redação Bem Paraná com assessoria

CMC

Guaritas particulares poderão ser construídas nas calçadas de Curitiba. Um projeto de lei, neste sentido, foi aprovado pelos vereadores em primeiro turno nesta segunda-feira, 7. A votação foi realizada na manhã e teve 25 votos a favor, um contra e uma abstenção.  Caso o funcionário que vá atuar nas cabines esteja armado, é necessário também uma autorização da Polícia Federal, segundo a proposta aprovada.

O projeto foi proposto pela vereadora Julieta Reis (DC). Segundo ela, a regulamentação das guaritas é necessária para garantir a segurança na cidade e evitar a possibilidade de multa por falta de licença. Para a instalação, as empresas terão que pedir autorização para a Secretaria de Urbanismo.

A segunda discussão do texto está prevista para a manhã desta terça-feira (8). Se o projeto for aprovado de novo, só dependerá da sanção do prefeito Rafael Greca (PMN) para se tornar lei.

O projeto aprovado prevê várias regras para a instação das guaritas nas calçadas nas seguintes condições. Entre elas há o veto em parques, praças, jardins, jardinetes, canteiros centrais, rotatórias e espaços livres de uso público.

A instalação da guarita também não poderá impedir a livre circulação de pedestres e de veículos. Não será ainda permitido restrição a circulação, como solicitação de identificação, ou ainda, a utilização de cancelas, obstáculos, cones e similares na via pública.

Além disso, a instalação da guarita deverá receber uma licença expedida pela Secretaria Municipal do Urbanismo. É ainda vedado a instalação de equipamentos de monitoramento e vigilância pública.  As guaritas de segurança deverão ser móveis, bem como, serem mantidas em bom estado de conservação, sendo facultado à Administração Pública sua remoção do local a qualquer tempo, na defesa do interesse público, devendo ser reconstituídas as condições originais do passeio.

A vereadora Julieta disse ainda que o texto atende a um apelo da comunidade por melhores condições de prestação de serviços de segurança. Argumentou ainda que trata-se também de uma prestação de serviços de vigilância, direcionada exclusivamente para aumentar a sensação de segurança dos moradores.