Vereadores já fizeram nove mil requerimentos à prefeitura

Na média, foram apresentados 233 requerimentos por vereador da Câmara Municipal

Redação Bem Paraná com assessoria

No primeiro semestre de 2013, a prefeitura de Curitiba recebeu mais de nove mil requerimentos emitidos pelos vereadores da cidade. Dos requerimentos, 230 são sugestões ao Executivo, 248 referem-se a pedidos de informação e 8.890 são solicitações de obras e melhorias na cidade. Na média, foram apresentados 233 requerimentos por vereador da Câmara Municipal. O mês em que mais requerimentos foram apresentados foi junho, com 1.710 pedidos. As sugestões são analisadas pela prefeitura, que resolve executar os pedidos, ou justificar o não cumprimento das solicitações.

Entre os requerimentos atendidos pelo Executivo, está um de Noemia Rocha (PMDB). Ela sugeriu que fosse criado um centro especializado para atendimento e recuperação de gestantes dependentes químicas. O terreno onde o centro será construído mede 8 mil m², e fica no bairro Campina do Siqueira. No local, que pode se tornar referência no Brasil em termos de tratamento de gestantes viciadas em crack, serão ministrados cursos como o de cabeleireiro e estética, para capacitar essas mulheres e possibilitar sua inclusão no mercado de trabalho.

Segundo a vereadora, a iniciativa mudará a vida de muitas mulheres que sofrem com o uso das drogas. Sonho com isso há mais de 20 anos e fico feliz em perceber que o prefeito Gustavo Fruet e a presidente da FAS, Márcia Fruet, reconheceram a importância deste projeto e a necessidade de desenvolvermos políticas públicas neste sentido. Independente de eu ser Oposição na Câmara de Curitiba, eles apoiaram minha iniciativa, por entender a relevância da proposta, declarou Noemia.

Dentre os muitos requerimentos referentes a obras de equipamentos públicos e melhorias para a cidade, estão os pedidos para recuperação de pavimentação, calçadas, reformas, sinalização de trânsito, colocação de lombadas, travessias elevadas etc. Uma demanda frequente é a instalação das Academias ao Ar Livre. Somente em 2013, foram mais de 200 pedidos.

Entre os diversos requerimentos atendidos, está o do vereador Serginho do Posto (PSDB), para que fossem realizadas melhorias de trecho urbano na BR – 277, no bairro Cajuru. As obras contemplam adequação dos acessos ao Conjunto Mercúrio, Uberaba e Boqueirão, atendendo antigas reivindicações da população que utilizam a pista diariamente. Segundo o parlamentar, o trecho é alvo de constantes reclamações, em especial pelos congestionamentos em horário de pico. Os primeiros pedidos foram protocolados em 2006. As obras iniciam no mês de agosto.

O vereador é o instrumento dos munícipes para que a prefeitura atenda às demandas da comunidade, lembra Serginho do Posto.