DIA DAS MAES
Vitrine de loja na Rua XV: segunda melhor data do ano (Franklin de Freitas)

O Dia das Mães, segunda principal data para o comércio varejista, deve deixar o comércio de Curitiba bem movimentado até o domingo (12). Nesta reta final para a data, muitos ainda devem ir às compras.

Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR divulgado ainda no final de abril, mostrava que 13,6% dos consumidores deixariam as compras para os últimos dias antes da data. Pode até parecer pouco, mas representa milhares de consumidores curitibanos.

Segundo a sondagem, 71,9% dos paranaenses pretendiam presentear suas mães neste Dia das Mães, um aumento significativo em relação aos 63,7% de 2023.

O tíquete médio do presente para o Dia das Mães em 2024 será de R$ 140,00, uma ligeira queda de 2% em relação ao ano passado. Essa redução é acompanhada por um aumento na procura por presentes de até R$ 100,00, que representam 36,1% das intenções de compra.

Locais de compra

As gerações mais novas buscam pela praticidade, tanto que neste ano os locais de preferência para a compra dos presentes apontados foram a internet, com 35,2%, e os shoppings, com 30,9%. O comércio de rua deve receber apenas 20,2% dos consumidores, sendo que em 2023 correspondia a 39,7% das preferências.

Entre as opções de presente, perfumes e cosméticos (26,3%) são os mais desejados, superando pela primeira vez a categoria de roupas, bolsas e calçados (24,4%). Outras opções incluem dar o valor do presente em dinheiro (12,4%), eletrodomésticos e objetos de decoração (9,8%), joias, bijuterias e acessórios (9,4%) e flores (6,7%).