Vestibular da UFPR já tem 24,2 mil pré-inscritos

Prazo de inscrição termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro

Redação Bem Paraná

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná registra até as 16 horas desta terça-feira (15/9) um total de 24,2 mil formulários de inscrição ao vestibular 2009-2010 da UFPR preenchidos através do endereço www.nc.ufpr.br.
 
Desse total, 5,8 mil candidatos já efetivaram suas inscrições ao fazer o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 72. Candidatos treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70. O prazo de inscrição termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro.
 
Candidatos sem condições de pagar a taxa podem solicitar isenção até as 17h30 de sexta-feira (18/9).
 
Para solicitar a isenção, os candidatos devem preencher um requerimento específico disponível no endereço www.nc.ufpr.br, imprimi-lo, assiná-lo e entregá-lo na sede do Núcleo de Concursos, junto com a documentação exigida em edital. Antes, é preciso fazer a inscrição ao vestibular.
 
Têm direito à isenção os candidatos com renda familiar de até três salários mínimos, que tenham estudado sempre em escola pública e cujos pais não possuam diploma de curso superior, ou ainda os inscritos no cadastro único para programas sociais do governo federal.
 
A sede do Núcleo de Concursos está localizada na Rua dos Funcionários, 1540, no bairro Juvevê, em Curitiba. Em Palotina, os pedidos de isenção podem ser protocolados na sede do campus, situada na rua Pioneiro, 2.153. Ambos os postos de atendimento funcionam das 8h30 às 17h30.
 
Candidatos sem acesso à internet podem utilizar computadores disponíveis nesses dois locais. Segundo o Núcleo de Concursos, cerca de 700 candidatos já preencheram o requerimento de isenção desde a manhã de segunda-feira (14/9).
 
A lista dos documentos necessários para a análise do pedido de isenção consta do edital de número 7/2009 do Núcleo de Concursos. A divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 25 de setembro.
 
Vagas e cotas
 
A UFPR oferece 5.334 vagas em seu vestibular, distribuídas em 91 diferentes opções de cursos.
 
A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular da UFPR. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.
 
Outra novidade diz respeito à possibilidade de os candidatos que disputam as vagas dos cursos de Palotina, que, agora, têm o direito de optar por fazer as provas em Curitiba.
 
Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.
 
A partir de sexta-feira (18/9), os quatro cursos do campus Palotina da UFPR —medicina veterinária, tecnologia em aquicultura, tecnologia em biocombustíveis, tecnologia em biotecnologia e ciências biológicas com ênfase em gestão ambiental— promovem a primeira edição da feira de cursos e profissões na cidade.
 
Na sexta, o evento acontece das 15 às 20 horas. No sábado, das 10 às 15 horas. A feira será realizada na própria sede da UFPR em Palotina. No total, a universidade oferece em seu vestibular 440 vagas em Palotina.