
O vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve apenas 843 inscritos faltantes, com um índice de 11% de abstenção. Ao todo,7.642 inscritos realizaram as provas que foram aplicadas neste domingo, 19 de novembro.
Os vestibulandos responderam 60 questões objetivas, mais a prova de redação em até cinco horas. São ofertadas 3.188 vagas em 114 cursos de graduação para ingresso no 1º período letivo de 2024. A divulgação dos resultados está prevista para 16 de janeiro de 2024.
A aplicação das provas ocorreu a partir das 14h, simultaneamente, nas 13 cidades do Paraná com campus da Universidade: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. Os portões abriram às 12h30 e fecharam às 13h30. Segundo a organização, não foram registrados incidentes.
Concorrência
Nesta edição, os cinco cursos mais concorridos desta edição são do Campus Curitiba:
Arquitetura e Urbanismo com com relação de 33,07 candidatos/vaga;
Engenharia da Computação, com 31,10 candidatos/vaga;
Tecnologia em Design Gráfico do turno da manhã, com 17,27 candidatos/vaga;
Bacharelado em Sistemas de Informação, com 14,29 candidatos/vaga); e
Tecnologia em Design Gráfico noturno, com 12,89 candidatos/vaga.
Pelo menos metade das 3.188 vagas ofertadas são destinadas ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos candidatos que concorrem via sistema de cotas. Para concorrer nessa categoria, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, pretos, pardos ou indígenas ou com deficiência.