Vestibular indígena oferece vagas gratuitas na UFPR e universidades estaduais; veja como se inscrever

Redação Bem Paraná com AEN
sala_aula_foto_rdziura-8658_0

(Roberto Dziura Jr/AEN)

Começaram nesta segunda-feira (23) as inscrições para o 25º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, que oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino superior. Organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), o processo seletivo vai até o dia 8 de agosto, com inscrições realizadas diretamente nas Terras Indígenas.

Ao todo, serão oferecidas seis vagas em cada uma das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná e 10 vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O vestibular acontece nos dias 14 e 15 de setembro, e os locais de prova serão divulgados em 5 de setembro, após a homologação das inscrições.

Podem participar indígenas pertencentes a comunidades no Paraná (para vagas nas estaduais) e pessoas de etnias indígenas residentes em qualquer lugar do Brasil, no caso da UFPR. Os candidatos precisam ter o Ensino Médio completo, já que as provas avaliam especialmente a capacidade de argumentação, raciocínio e pensamento crítico.

O vestibular será realizado em duas etapas, uma será a Prova Oral, e a outra a Prova de Conhecimentos Gerais, composta por uma redação e 40 questões objetivas, com cinco questões de cada matérias: Língua Portuguesa – Interpretação de Textos, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

As inscrições deverão ser efetivadas pelo site vestibular.uem.br/indigena. Também é possível se inscrever por correspondência, conforme o edital.