00507607
(Foto: Isabella Meyer/SMCS)

Quem passou pelo viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral, sobre a Linha Verde, nesta sexta-feira (1º), pôde perceber uma movimentação intensa de máquinas e equipes. A obra, que integra o Complexo Tarumã, entrou na fase de concretagem da primeira laje estrutural da ampliação, no lado sul da via marginal direita, no sentido São Paulo.

Essa nova pista ainda não está aberta ao tráfego, por isso os trabalhos não afetaram a circulação de veículos no local. A laje concretada faz parte da superestrutura do novo tabuleiro do viaduto, por onde os veículos irão circular no futuro.

Esse foi o primeiro de quatro vãos que serão executados ao longo da obra. Com cerca de 360 metros quadrados de área, a laje recebeu 64 metros cúbicos de concreto e 3,5 toneladas de aço. Quando finalizado, o viaduto terá sua largura ampliada de 24 para 50 metros, o dobro da dimensão atual.

Após a conclusão da concretagem das quatro lajes da superestrutura, a obra seguirá com a instalação das barreiras de proteção em concreto, as camadas de pavimentação (sendo a última em asfalto) e a construção das calçadas para pedestres.

Além disso, o novo viaduto contará com três faixas de tráfego em cada sentido, canaleta exclusiva para ônibus e duas estações-tubo: uma sobre e outra sob a estrutura. Isso vai permitir a chamada integração temporal entre as linhas que operam na Linha Verde e os ônibus que fazem a ligação entre Curitiba e os municípios vizinhos, como Pinhais e Piraquara.

Etapas simultâneas aceleram a execução

Enquanto a laje era concretada na marginal direita sul, outras frentes de trabalho seguiam ativas. No domingo anterior (27/7), equipes içaram estruturas metálicas que vão sustentar três vigas transversinas, elementos fundamentais para dar estabilidade às vigas longarinas colocadas em fases anteriores.

A operação mobilizou guindastes e profissionais especializados e durou cerca de 12 horas. Cada estrutura levou aproximadamente três horas para ser posicionada e fixada com segurança. Também foram realizados serviços de pavimentação, como pintura de ligação e aplicação de microrrevestimento.

Complexo Tarumã transforma o entorno

A duplicação do viaduto faz parte do Complexo Tarumã. Além da ampliação da estrutura sobre a Linha Verde, o projeto inclui a revitalização de 12 ruas do entorno, melhorias em praças, paisagismo e nova iluminação. As alças de acesso à nova estrutura, que somam cerca de 8 quilômetros de extensão, também estão quase concluídas. Em alguns trechos, restam apenas detalhes de sinalização e paisagismo.

Paralelamente ao avanço na superestrutura do viaduto, as equipes também trabalham na pavimentação das vias marginais e locais da Linha Verde. A aplicação da massa asfáltica teve início na última semana, após a preparação do solo e das bases.

Os trechos sob o viaduto, que servirão como retornos e pontos de parada de ônibus, também estão sendo pavimentados. Além disso, seguem os serviços de drenagem tanto na Avenida Victor Ferreira do Amaral quanto nas vias locais da Linha Verde. A expectativa é de que essas etapas estejam concluídas até dezembro, preparando a cidade para um novo cenário de mobilidade urbana.