A viagem entre Curitiba e Guaratuba via BR-376 – estrada que liga a capital a Guaratuba e às praias de Santa Catarina – pode levar até oito horas. A estimativa é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com base no movimento na estrada na manhã desta sexta-feira (15), e vale para quem deixar a capital paranaense no início da manhã.

As filas começavam ainda no perímetro urbano de São José dos Pinhais. Ao todo, o congestionamento chegou a 40 km. Havia pontos que travavam o trânsito parado em vários trechos da estrada. Um deles, logo depois da praça de pedágio de São José dos Pinhais.

Na altura do km 664, no alto da serra, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) organizou um sistema de pare/siga, devido ao fluxo elevado de veículos. A previsão é que a operação dure o dia inteiro.

Retorno

Segundo disse o comandante da PRF, Wilson Matias, à rádio CBN, o movimento de volta, no domingo, tende a ser caótico. Se todos resolverem voltar ao mesmo tempo. Será o caos, alertou.  A partir das 14 horas de domingo, pessoas que saírem das praias estarão na BR-376 às 17 horas. Assim, até as 22 horas o trânsito não vai andar. O motorista vai ficar parado.

Matias fez uma sugestão a quem desceu para as praias neste fim de semana. Aquele que não quiser ficar parado, sugiro que perca metade do domingo de praia e venha (para Curitiba) antes do meio-dia. Ou aquele que for privilegiado pode vir na segunda-feira.