Você sabe andar na rotatória?

Nos últimos dois anos, foram construídas cinco estruturas em Curitiba, mas condutores ainda não conhecem as regras

Bem Paraná

Ao longo dos últimos anos, Curitiba viu aumentar significativamente o número de rotatórias espalhados pela cidade. Somente nos últimos dois anos, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), foram construídas cinco rotatórias na cidade – sendo quatro minirrotatórias (apenas sinalização de trânsito) e uma rotatória maior, na Rua Padre Ladislau Kula, em Santa Felicidade (próxima à Universidade Tuiuti). Muita gente, porém, ainda não sabe utilizar e nem mesmo entende o porquê dessa sinalização.

A verdade, porém, é que as rotatórias, quando bem utilizadas, ajudam a regrar o trânsito e diminuir a velocidade dos veículos, promovendo a segurança do trânsito sem comprometer desnecessariamente a fluidez da via, como aponta o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Embora não exista um levantamento com o número exato de rotatórias na Capital, é razoável pensar que a sinalização já é usada em pelo menos 30 intersecções da cidade. No começo de 2010, eram aproximadamente 20 rotatórias.

Desde 2012 a sinalização passou a ser utilizada em outros oito pontos da cidade, garantindo também melhorias aos pedestres, já que em muitos casos as obras acabam incluindo a construção de calçamentos.

A grande vantagem das rotatórias é que, além de contribuir para a redução da velocidade, reduzindo os riscos de acidentes, elas têm baixo custo, já que basicamente dependem apenas de sinalização oriental e vertical e pequenas alterações nos cruzamentos, dispensando a instalação de semáforos.

Mas para que a sinalização surta efeito, é preciso não apenas um bom planejamento (cada cruzamento precisa ser analisado e verificado, sendo que esse tipo de medida é mais eficiente em regiões menos movimentadas), mas também o cumprimento da sinalização por parte dos condutores.

Reduza a velocidade
Ao se aproximar de uma rotatória, o condutor visualizará a placa de advertência A-12 (Interseção em círculo). Neste instante, a velocidade deve ser reduzida (30 a 40 km/h). Faixas de pedestres são posicionadas a distâncias equivalentes a um ou dois carros antes da rotatória. Pare se houver pedestres na faixa ou prestes a pisar nela. Deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa é infração grave, com multa de R$ 127,00 e cinco pontos na CNH.

Regra de circulação
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória o veículo que já estiver em circulação. Caso não tenha ninguém em circulação e dois carros cheguem ao mesmo tempo em acessos distintos, a preferência será do motorista à direita. Lembre-se também de parar para as duas vias de trânsito em uma rotatória de vias múltiplas.

Nunca pare
Jamais pare no meio de uma rotatória. Ela funciona como um cruzamento, onde o trânsito flui de forma contínua. Parar no meio de uma rotatória causa congestionamento e aumenta a probabilidade de acidentes. Ao sair dela, pare somente para pedestres que estejam na faixa de pedestres ou para veículos de emergência.

Seta
Também é essencial o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. Seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa (no caso de uma rotatória de vias múltiplas), a sete deve ser usada. Caso você vá virar à esquerda, fazer o retorno ou seguir reto, ocupe a pista da esquerda. Se for virar à direita ou seguir reto, ocupe a pista da direita. Também não se esqueça de procurar por placas ou sinais que indiquem os movimentos permitidos para cada pista.


AS NOVAS ROTATÓRIAS DE CURITIBA

Ano de construção   Interseção/rua (bairro/local)
2015                         Francisco Juglair x Natal Cecone (Ecoville)
2015                         Paulina Ader x Waldemiro Pedroso (Novo Mundo)
2014                         Padre Ladislau Kula (Santa Felicidade)
2014                         Cândido Hartmann (Parque Barigui)
2014                         Brasilino Moura x Francisco Scremin (Ahu)
2012                         Eduardo Pinto da Rocha (Alto Boqueirão)
2012                         Benedito Nicolau do Santos x Cons. Raul Viana (Centro Cívico)
2012                         Fredolin Wolf (Santa Felicidade)