Paraná Dia Internacional do Café

Você sabia que o Paraná possui o melhor café do Brasil?

Rendimento médio da produção no estado é o maior do país, de acordo com o IBGE

Redação Bem Paraná

Além de Sexta-feira Santa neste ano, a data 14 de abril também é especial por celebrar o Dia Internacional do Café. A principal e mais conhecida bebida de todo o mundo e no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a bebida é consumida por nove entre dez brasileiros acima de quinze anos.

Para o Paraná, o café é de extrema importância à economia. De acordo com a Pesquisa Produção Agrícola Municipal, divulgada pelo IBGE no ano passado, o estado havia registrado em 2015 um crescimento de 119% na produção de café, depois de no ano anterior a cultura ser afetada por fortes geadas. Com isso, o estado se tornou o sexto maior produtor nacional de café, com 80.304 toneladas, o equivalente a 3% da produção brasileira.

As áreas de cultivo no estado se concentram principalmente nas regiões norte e noroeste do estado, possuindo o melhor rendimento médio (kg/ha) do país (1.803) e a quinta colocação em termos de valor da produção R$ 498 milhões).

Para 2017, a expectativa é e uma safra que fique entre 1,2 milhão e 1,3 milhhões de sacas de 60 quilos, o que representa uma alta de 19% em relação à temporada anterior. A área cultivada, por outro lado, deve cair 2%, totalizando 49,03 mil hectares. Já a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a safra brasileira de café em 2017 deve ficar entre 43,65 e 47,51 milhões de sacas de 60 kg do produto beneficiado, somadas as espécies arábica e conilon. De acordo com o estudo, a previsão representa uma redução entre 15 e 7,5%, quando comparado com a produção de 51,37 milhões de sacas do ciclo anterior.)

A pesquisa ainda aponta que o Paraná possui a terceira maior participação do país no valor da produção agrícola como um todo, respondendo por 12,7% de tudo o que o país havia produzido, atrás apenas de Mato Grosso (13,9%) e São Paulo (14,9%).