Voluntários fazem os últimos preparativos para a procissão de Corpus Christi

Redação Bem Paraná
TAPETE CORPUS CHRISTI

Voluntários preparam os materias dos tapetes (Franklin de Freitas)

Nesta quinta-feira (19), milhares de curitibanos participam da montagem do tapete de Corpus Christi na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba. Com quase dois quilômetros de extensão, é um dos maiores tapetes do País. Sobre ele passa a procissão de Corpus Christi.

Em Curitiba, mais de 120 mil pessoas são esperadas na celebração. A procissão começa às 16h15 e passará pelo caminho de dois quilômetros entre a Catedral, no Centro, e a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Neste trecho, o asfalto é coberto por 128 tapetes feitos pelos fieis com serragem colorida, areia e pedras tingidas e que reproduzem arte sacra.

O processo de confecção de um tapete de Corpus Christi começa bem antes da festa e exige planejamento. Primeiramente, um cadastro é aberto pela Arquidiocese de Curitiba para todas comunidades, instituições religiosas ou ligadas à igreja católica que desejam participar. Cada grupo decide o tema.

Nesta semana, cada grupo está na reta final de preparação do material que será utilizado na cofnecção dos tapetes.

A montagem começa às 8h de quinta-feira. A ilustração é marcada no chão da rua com giz. No momento de finalização, os materiais preenchem os moldes – primeiro o contorno e, depois, os detalhes e as cores.
Todos os tapetes têm que estar prontos até o início da missa, que acontece às 15h e é seguida pela procissão. Após o término da celebração, a Prefeitura de Curitiba faz a limpeza da avenida.
Depois da Procissão tem missa solidária com o padre Reginaldo Manzotti.