Voluntários limpam mata ciliar de rio na Grande Curitiba e plantam árvores enquanto praticam atividade física

Editado por Mario Akira
mata ciliar lixo

Voluntários recolhem lixo: mata ciliar (Divulgação/Votorantim)

Uma iniciativa da Votorantim Cimentos aliou atividade física, sustentabilidade e reflorestamento para celebrar os 75 anos da fábrica na cidade de Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba, durante atividade em mata ciliar na região.

Foi no último sábado (2). Em uma ação que uniu saúde e preservação ambiental, 27 voluntários empregados da Votorantim Cimentos participaram de uma caminhada ecológica às margens do Rio Tacaniça, em Rio Branco do Sul.

Durante a atividade — conhecida como plogging, que consiste em caminhar ou correr enquanto se recolhe lixo em áreas públicas — os participantes recolheram aproximadamente 127 quilos de resíduos recicláveis, como plásticos, vidros e metais.

A mobilização foi encerrada com o plantio de 75 árvores nativas na Área de Preservação Permanente do rio, em comemoração aos 75 anos da fábrica da empresa no município, considerada a maior da América Latina no segmento.

“Foi uma ação que representa sustentabilidade e saúde, tanto para nossos empregados voluntários, que praticaram atividade física, quanto para a comunidade, com uma vegetação mais limpa e novas árvores plantadas. Queremos deixar um legado positivo para Rio Branco do Sul e, para isso, nada melhor do que cuidar dos nossos rios e contribuir com o reflorestamento local — ainda mais em um momento simbólico como o aniversário da fábrica”, afirma Leidivan Cabral, afirma o gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul.

A ação foi realizada em parceria com o Instituto EcoFaxina, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2008, em Santos (SP), que atua no combate à poluição marinha por meio de projetos, pesquisas e articulação de políticas públicas.

A iniciativa se mostra necessária ao considerar o volume de resíduos que ainda são descartados irregularmente em rios urbanos e em sua mata ciliar.

Segundo dados da Prefeitura de Curitiba, divulgados em fevereiro de 2024, as secretarias municipais de Obras Públicas e Meio Ambiente retiram, em média, 138 toneladas de resíduos por mês dos rios e afluentes da capital. Em 2023, foram 54 mil toneladas de entulhos e resíduos vegetais removidos em todo o município.

Sobre a Votorantim Cimentos 

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em oito países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br