Voluntários1
Voluntários que participaram de ação na Casa do Ipiranga (Foto: Dimas Filho)

A Casa do Ipiranga, que fica às margens da ferrovia e no meio do histórico Caminho do Itupava, ganhou uma “cara nova” neste final de semana. É que no sábado (13 de setembro) um grupo de voluntários promoveu uma ação de limpeza no local. A piscina do icônico imóvel e o interior da casa, então, receberam “um trato”, com a retirada de lixos e vegetação do local. A iniciativa teve a anuência do Instituto Água e Terra (IAT).

Ao todo, 13 pessoas participaram da ação, coordenada por um grupo de trilheiros chamado Exhilarante. Na ocasião, limparam a escadaria logo após a ponte do Rio Ipiranga, deixando o caminho mais aberto. Também roçaram as laterais da casa e parte de uma outra escadaria na frente do imóvel, que desce até um rio. No interior da casa, todos os cômodos foram roçados, bem como uma antiga banheira, que estava acumulando água e sujeira, foi esvaziada e depois preenchida com pedra e uma camada de cimento, virando uma espécie de bancada.

“As vezes o pessoal chega ali, está com tempo ruim e quer tomar um café, aí já dá para ficar ali dentro, que é coberto com laje. Espero que o pessoal colabore para manter aquilo limpo, porque estava bem sujo. Nos cômodos da casa, também arrancamos algumas árvores que estavam no interior e fizemos a limpeza da piscina, quase que total. Tinha muita caliça, pedaços de tijolo e de telha ali e também tinha nascido uma árvore bem grande, que foi bem ruim para poder tirar a raiz dela”, relata um dos integrantes do grupo Exhilarante, o segundo sargento do Corpo de Bombeiros, Wilson de Souza Alves Junior.

Outras ações

Esta, inclusive, foi só mais uma ação que esses voluntários promoveram no Caminho do Itupava. Antes, já haviam feito melhorias na área da Roda d’Água (que fica perto da Casa do Ipiranga), reformado a ponte pênsil que fica sobre o Rio Ipiranga e construído uma passarela no lugar de uma outra ponte que fica no meio da trilha e havia caído após uma chuva anos atrás.

Caminho do Itupava

Localizado entre os municípios de Quatro Barras e Morretes, o Caminho do Itupava é um percurso de aproximadamente 20 quilômetros que já foi a principal ligação entre o planalto e o litoral paranaense. Aberta no século XVII por indígenas e calçada séculos depois, na época do Império, a trilha é conhecida por sua beleza natural. Está inserida na Mata Atlântica e apresenta diversas cachoeiras ao longo de seu trajeto, além de uma vegetação exuberante. O nível de exigência físico da trilha é elevado, no entanto, e o caminho, bastante escorregadio por conta da umidade da floresta.

Casa do Ipiranga

A Casa do Ipiranga, por sua vez, fica no trecho inicial do Itupava, no primeiro ponto da trilha que atravessa o trilho do trem. O local já foi ponto de apoio aos trabalhadores da ferrovia, casa do Engenheiro Chefe da Linha na época da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPRSC) e depois clube de recreação para os funcionários da Rede Ferroviária Federal. Durante algumas temporadas, inclusive, um dos maiores pintores da história do Paraná, Alfredo Andersen, chegou a viver no local.

Construída em alvenaria de tijolos sobre uma base de pedras, o imóvel possuía sala de estar com lareira, cozinha, sala de jantar e banheiro no térreo. No pavimento superior, três dormitórios e outro banheiro. Nos fundos, construiu-se um apêndice, onde ficava uma sala de jogos. E também nos fundos, havia uma piscina com fundo em declive, alimentada por água corrente.

O local, contudo, acabou ficando abandonado ao longo dos anos e foi se deteriorando. Depois de um incêndio, ficou em ruínas e assim permanece até hoje.

Mais uma ação no começo de outubro

No dia 4 de outubro (um sábado), o grupo Exhilarante promoverá mais uma ação na Casa do Ipiranga. A ideia é finalizar a limpeza da piscina do imóvel, de seu interior e do entorno da residência. Quem quiser participar da nova ação pode procurar o grupo Exhilarante pelo Instagram para receber as instruções.

“No dia 4, vamos dar um talento do outro lado do trilho, onde tem a placa que indica por onde segue o Caminho. Vamos deixar mais aberto ali, pro pessoal ver mais fácil por onde segue a trilha e evitar seguir pelo trilho do trem. Também vamos terminar de limpar a piscina, que ficou faltando pouca coisa, e a escadaria que desce até o rio, na frente da casa”, explica Junior.