FotoCapa
Voluntários promoveram a reforma da ponte sobre o Rio Ipiranga, no Caminho do Itupava (Foto: Dimas Filho)

Trilha mais antiga do Paraná, o Caminho do Itupava recebeu melhorias no último final de semana. Numa ação voluntária, que contou com a anuência do Instituto Água e Terra (IAT), um grupo de trilheiros chamado Exhilarante promoveu a reforma da ponte sobre o Rio Ipiranga e também fez uma limpeza na histórica Casa do Ipiranga. Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) também participaram e colaboraram com a iniciativa, carregando os pranchões de madeira usadas nos trabalhos.

Localizado entre os municípios de Quatro Barra e Morretes, o Caminho do Itupava é um percurso de aproximadamente 20 quilômetros que já foi a principal ligação entre o planalto e o litoral paranaense. Aberta no século XVII por indígenas e calçada séculos depois, na época do Império, a trilha é conhecida por sua beleza natural. Ela está inserida na Mata Atlântica e apresenta diversas cachoeiras ao longo de seu trajeto, além de uma vegetação exuberante. O nível de exigência físico da trilha é elevado, no entanto, e o caminho, bastante escorregadio por conta da umidade da floresta.

A ponte reformada, por sua vez, fica próximo da Casa do Ipiranga e da Roda d’água, perto do local por onde passam trens que seguem de Curitiba até Morretes. A ação aconteceu no último sábado (23 de agosto), quando um grupo de aproximadamente 10 voluntários trocou pranchões de madeira velhos da estrutura ou os colocou em lugares onde faltavam. Além disso, também substituiu-se cabos de aço que arrebentaram, com a feitura de uma nova amarração para dar mais firmeza à estrutura.

Grupo Exhilarante

O Exhilarante vem promovendo desde o começo do ano uma série de ações para melhorar a infraestrutura do Caminho do Itupava, dando mais segurança aos aventureiros. Um dos integrantes do grupo é o segundo sargento do Corpo de Bombeiros, Wilson de Souza Alves Júnior. Segundo ele, o nome Exhilarante vem do latim e significa “emocionante”.

“E não tem uma emoção maior do que você fazer uma trilha, subir um morro, ter esse contato aí com a natureza. Eu acho que ficou legal, é um nome que bateu legal com o que a gente gosta de fazer”, comenta.

Trilheiro há mais de 30 anos, Júnior relata ainda que o grupo surgiu em março de 2024, após uma turma se reunir para fazer a trilha das sete cachoeiras, em Sengés. Depois de fundado, o Exhilarante passou a fazer trilhas com frequência, levando junto quem quer começar a aproveitar um tempo em contato com a natureza. Para participar de uma das aventuras, basta entrar em contato com o grupo através do Instagram, pela página @exhilarante.

Outras ações voluntárias

As ações voluntárias do grupo, por outro lado, começaram neste ano. “Esses trabalhos começaram depois que fizemos a trilha do Itupava e uma colega ficou com medo de passar na ponte da cachoeira da Roda d’água. Ela comentou com o grupo e aí fomos em seis para fazer um corrimão de cabo de aço, passar uma cordoalha junto da ponte”, recorda Júnior.

Depois dessa primeira ação, feita em 1º de março, ainda no mesmo mês o grupo retornou ao local para fazer uma limpeza do lixo na região da Roda d’água e da Casa do Ipiranga. Pouco tempo depois, em 10 de abril, o grupo Exhilarante com mais voluntários foi até uma ponte no meio do caminho que havia caído na época de pandemia, construindo uma nova passarela ao lado da antiga estrutura. Além disso, também foram instaladas placas de sinalização ao longo da trilha, indicando o caminho e alertando sobre os perigos em alguns pontos do trajeto.

Limpeza da Casa do Ipiranga

A próxima ação voluntária do grupo será no dia 13 de setembro, um sábado. A ideia é fazer uma limpeza no entorno da Casa do Ipiranga, dentro das ruínas da histórica residência e numa piscina desativada que fica nos fundos do imóvel.

“A ideia é deixar um negócio mais bonito, porque a visão dali é muito bonita. No próprio sábado [data da reforma da ponte sobre o Rio Ipiranga] já fizemos uma limpeza na área, enquanto os alunos da PUC não chegavam com os materiais. Fizemos uma boa limpeza, ficou bem bacana, e isso com um mínimo de material. No dia 13 vamos levar roçadeira e deixar o mato bem baixo até o trilho, limpar as escadarias na frente da casa e do lado. Vamos dar uma geral mesmo ali, limpar bem”, antecipa Júnior.

Quem quiser participar da nova ação, pode procurar o grupo Exhilarante pelo Instagram para receber as instruções.