piraquara
Operação mira grupo de criminosos que agia de dentro de presídio de Piraquara. (PCPR)

Integrantes de organização criminosa que agia de dentro do Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e alvo de operação da A Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta manhã de terça, 27. Ao todo, 18 ordens judiciais devem ser cumpridas contra o grupo investigado por tráfico de drogas, inserção de celulares em unidade prisional e outros crimes ocorridos no interior do presídio.

Leia mais:

A ação conta com apoio da Polícia Penal do Paraná (PPPR). São cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Curitiba, Piraquara, Colombo, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

Investigação dentro do presidio

A operação é resultado de uma investigação complexa conduzida pela PCPR desde janeiro deste ano. As apurações indicam a prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção passiva e ativa, além da inserção de aparelhos telefônicos no ambiente prisional.

De acordo com a delegada da PCPR Juliana Cordeiro, que coordena o inquérito, o grupo criminoso contava com o envolvimento de um policial penal aposentado.

“Apuramos que ele recebia valores para introduzir drogas e celulares dentro da unidade prisional”,

afirma.

A diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre, destacou a importância da operação:

“A Polícia Penal atua com protocolos rigorosos para garantir o cumprimento da legislação e a segurança dentro das unidades prisionais. Essas operações reforçam nossa capacidade de monitoramento e controle, assegurando um ambiente estável e sob a gestão do Estado”.

A ação integrada conta com o apoio operacional da PPPR, que mobilizou policiais penais para o cumprimento das ordens judiciais.