
A ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), no Oeste do Paraná, sai do papel com a homologação da nova pista. Com isso, o terminal dará um salto na conectividade de turistas nos próximos meses e anos com a homologação da extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A extensão, que passa a valer a partir do dia 2 de outubro, permitirá a operação de voos diretos para os Estados Unidos (EUA).
Leia mais:
Agora, com o aval das autoridades federais de aviação, o terminal passa a contar com uma área útil de 2.705 m de pista, permitindo a recepção de novos voos e ampliação da capacidade atual.
A pista do aeroporto da Terra das Cataratas, ampliada graças a um convênio firmado pelo Governo do Estado e Itaipu Binacional, antes mesmo da administração da Movida, passa a ter pouco mais de 2,7 mil metros de comprimento e 45 de largura.
Essa obra resulta em maior segurança, possibilidade de receber aviões com maiores taxas de passageiros e carga, além de permitir voos com destino ou oriundos de locais mais distantes.
Processo para ampliação de aeroporto começou em 2021
A homologação encerra um processo iniciado em 2021, quando foi concluída a obra de ampliação da pista, que recebeu investimento de R$ 53 milhões, e é um novo marco para a cidade ao lado das obras da duplicação da Rodovia das Cataratas, da Perimetral Leste com a Ponte da Integração e do futuro Centre Pompidou Paraná.
A partir de agora, o novo comprimento será considerado em todos os planos de voo, cálculos de performance e manuais operacionais das companhias aéreas.
“É uma notícia espetacular. Fizemos as obras antes da concessão, um objetivo do governador Ratinho Junior na época, e agora a homologação garante voos sem restrições aos Estados Unidos, por exemplo. Foz do Iguaçu já concorria com outros destinos sem voos internacionais. Agora mudamos de patamar. Estamos muito felizes com esse trabalho, fruto de um esforço muito grande desde a primeira gestão, e os investimentos recentes da concessionária”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Nova pista do aeroporto representa um salto para o turismo
Do ponto de vista turístico, essa homologação também representa um salto. “É uma excelente notícia ao turismo do Paraná, porque será uma porta de entrada ainda maior para que turistas brasileiros e estrangeiros cheguem ao Estado. Vai permitir que novas companhias comecem a trazer visitantes e que outras, que encerraram as atividades em algum momento, retomem as operações. O fluxo será ampliado e terá agora possibilidade, inclusive, de voos intercontinentais”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
A concessionária Movida, que administra o espaço, também já investiu mais de R$ 396 milhões em melhorias no terminal e a expectativa é ampliar a movimentação em Foz do Iguaçu. Entre as obras estão a ampliação de 5 mil m² no terminal de passageiros; nova área de check-in, com mais de 30 balcões; sala de embarque internacional com pontes de conexão às aeronaves; e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves categoria C, as mais utilizadas na aviação comercial.
Demanda crescente dos aeroportos internacionais do Paraná
Os aeroportos internacionais do Paraná, em Foz do Iguaçu e o Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, têm registrado grande movimento neste ano, que deve ser fomentado ainda mais com a homologação da pista no Oeste.
No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, mais de 5,5 milhões de viajantes movimentaram os terminais internacionais do Estado. Desse total, foram mais de 4 milhões passageiros registrados pelo Aeroporto Afonso Pena e outros 1,4 mil passageiros em Foz do Iguaçu.
Apenas em agosto, o Afonso Pena recebeu 538 mil passageiros durante o mês, reflexo de 4.326 operações, entre embarques e desembarques. O terminal da Terra das Cataratas registrou mais de 197 mil passageiros, por meio de 1.250 operações.
Foz do Iguaçu amplia, ano após ano, a sua vocação para captar e entreter o público. Juntos, os atrativos já registraram 3.307.817 turistas neste ano. “O Paraná tem Foz do Iguaçu como referência no turismo nacional e internacional e nós temos muito orgulho de estar crescendo cada vez mais na atração desses turistas. Esses números mostram o quanto estamos acertando na promoção do nosso turismo. O território do Oeste do Paraná e o Estado como um todo ganham muito com isso”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.