Após ter deixado o comando da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, na última sexta-feira (1), Márcia Huçulak deve ser candidata a deputada estadual. Ao menos é o que afirma o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Em uma postagem nas redes sociais, o prefeito disse que apoia a decisão da ex-secretária.
“Nossa valorosa Márcia Huçulak, já Secretária de Saúde de Curitiba, filiou-se ao PSD para participar das eleições 2022, postulando a Assembleia Legislativa do Paraná. Margarita e eu, Eduardo Pimentel e o Governador Ratinho Júnior apoiamos a decisão da valorosa e eficiente profissional de Saúde Pública”, postou Greca em suas redes sociais, neste sábado (2). “Márcia Huçulak, numa Curitiba com 408 mil recuperados, 85% da população imunizada, merece seguir em frente. Seja abençoada para batalhar pelo SUS em Curitiba e no Paraná”.
Na sexta-feira, Márcia ela assinou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) do Paraná, o mesmo partido do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) – Greca está no União Brasil. “Minha filiação ao PSD representa o começo de uma nova história. Entro com a missão de criar um projeto para fortalecer ainda mais a saúde pública do Paraná. Agradeço a confiança do governador e do prefeito” afirmou ela, sem dizer exatamente a qual cargo irá concorrer.
Para poder participar do pleito eleitoral de outubro, Márcia precisou também deixar seu cargo na Secretaria Municipal da Saúde. Ainda na sexta-feira, Beto Preto deixou a secretaria de Estado da Saúde, também com vistas à eleição de 2022.
Enfermeira formada pela PUC-PR, Márcia é especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e mestre em Planejamento e Financiamento em Saúde pela Universidade de Londres. Servidora de carreira há 30 anos da Prefeitura de Curitiba, Márcia Huçulak é secretária municipal da Saúde desde 2017. Ela ganhou bastante destaque pela postura firme durante a pandemia tornando Curitiba como um modelo nacional na prevenção, combate e vacinação contra o covid-19.