.
Mais investimentos em saúde, asfaltamento das ruas localizadas nas áreas da periferia, oferta de cursos profissionalizantes e ampliação da frota do transporte coletivo. Essas são reivindicações presentes no dia a dia dos mais de 120 mil moradores da região Noroeste de Curitiba, os principais convidados de um dia muito especial: nesta quarta-feira (27) acontece a terceira edição do “Assembleia nos Bairros”, no espaço do Terminal de Santa Felicidade – na Rua da Cidadania da Administração Regional.
Leia mais
- Prefeito Helder Lazarotto avalia o cenário político e fala sobre o futuro de Colombo
- Deputados aprovam em definitivo o Código de Ética da Assembleia Legislativa
Ali, num dos principais destinos turísticos da Capital paranaense – que preserva a identidade dos imigrantes italianos – será realizada, às 15 horas, uma inédita sessão com os deputados estaduais. Neste ano, os parlamentares decidiram sair da sede da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que fica no Centro Cívico, para dialogar diretamente com os curitibanos, ouvindo as demandas da população. Quem está animado com o encontro é José Pereira das Chagas, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Pinheiros, Ipê e Planta Santa Helena (Amopis). Uma das lideranças mais antigas da região, há quatro décadas acompanha bem de perto a luta da população.
“Precisamos de apoio para desenvolver novas atividades”, afirma. Ele conta que um dos desejos da associação comunitária é ampliar a grade de oferta de cursos realizados no espaço da entidade, investindo principalmente em qualificação profissional dos jovens. Segundo seu Zé Pereira, como é conhecido entre os moradores, muitos não conseguem ingressar no mercado de trabalho “porque não têm a oportunidade de se preparar para o primeiro emprego”. A organização comunitária, fundada em 1984, luta ainda para ampliar a oferta de ônibus, levar para a região uma unidade de pronto atendimento (UPA) e asfaltar as ruas percorrida diariamente por quem mora na região.
Outro pleito defendido pela Amopis e a retomada do projeto de implantação de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), para que as mães possam deixar as crianças num local que promova a educação básica. “Queremos também uma solução para a questão da habitação da Planta Santa Helena. Os moradores pagam impostos, mas não têm documento dos terrenos”, informa. Recursos para a melhoria do próprio espaço da associação fazem parte do rol de reivindicações. Aulas de capoeira para jovens são ministradas no local, no contraturno escolar, por um professor voluntário. “Com uma infraestrutura melhor, podemos ampliar nossos cursos”, reforça.
Qualidade de vida
Um sistema do transporte público mais eficiente é o pedido da estudante Tabata Luzia de Assis. Ela cursa Administração num campus universitário no Centro da Capital, no horário da manhã, e é estagiária no período da tarde. “O ônibus está sempre lotado. É muito estressante. Demoro demais nos deslocamentos”, lamentou, após desembarcar no Terminal Santa Felicidade. “Demora e está sempre cheio, lotado”, complementou Alex Antônio Gasparini, repositor de uma loja que fica no Cajuru. “Diariamente, são quase duas horas, somando o tempo gasto no ponto e dentro do ônibus. Parei de estudar. Não dá”, contou.
Já a vendedora Elis Mariana Martini, que aguardava um alimentador, sonha com uma escola pública que ofereça aulas em tempo integral, e fique pertinho de casa. Mãe de dois adolescentes (Vinicius e Vicenzo), vive preocupada. “Sem supervisão, nunca sei o que eles estão fazendo depois do colégio. Ficam na internet ou na rua. É difícil”, afirmou. “Precisamos de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, opinou o motorista Juliano Cosme Balbinoti. Ele reside há pouco tempo no bairro. Veio do Rio de Janeiro com toda a família, em busca de mais qualidade de vida.
Reunião aberta
Para o prefeito Eduardo Pimentel, “a Assembleia Legislativa nos bairros de Curitiba é um exemplo de como os Poderes podem e devem trabalhar juntos pela população. E, a população espera isso de nós, gestores públicos”. “Estar perto dela trazendo a oferta de serviços públicos muitos importantes”, sublinhou. O programa “Assembleia nos Bairros” é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
Conforme o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Alep, o diálogo entre as diversas esferas do Poder Público é fundamental para os avanços do Estado: “Recebemos o pedido da população de Curitiba para que a Assembleia também estivesse presente nos bairros da Capital, assim como ocorreu nas 27 edições da Assembleia Itinerante realizadas pelo interior do estado. Em parceria com a prefeitura, vamos levar a Santa Felicidade uma ampla oferta de serviços, informações e atendimentos”. “Essa é uma maneira efetiva de aproximar o Legislativo da comunidade e fortalecer a participação cidadã”, pontuou.
Veja a programação do Assembleia nos Bairros em Santa Felicidade
Às 15 horas, no Terminal de Santa Felicidade, serão abertos os trabalhos da sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa. O encontro contará com a presença de deputados estaduais e lideranças comunitárias. Antes, a partir das 13 horas, uma ampla programação vai oferecer serviços gratuitos ). Essa já é a terceira edição do projeto, que tem o objetivo de promover um diálogo aberto com a população. A intenção é percorrer as dez administrações regionais de Curitiba. A primeira edição foi realizada no Boqueirão; e a segunda, no Pinheirinho.
Quer cortar o cabelo de graça, precisa fazer o cartão-transporte ou tem dúvidas jurídicas sobre um tratamento de saúde? Nesta quarta-feira (27), das 13 até as 17 horas, esses serviços públicos estarão sendo oferecidos aos curitibanos no Terminal de Santa Felicidade – na Rua da Cidadania, quando acontece uma nova edição do “Assembleia nos Bairros”.
É só chegar! Durante a programação serão disponibilizadas orientações sobre bem-estar, assistência jurídica pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e haverá a oferta de empregos. Ali a população poderá cortar o cabelo gratuitamente, obter informações sobre cuidados com os animais de estimação, apoio para a regularização do título de eleitor – através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), e pegar uma muda de árvore, que será distribuída pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A diversão para a criançada também está garantida. No local, que reúne iniciativas que buscam garantir mais cidadania e qualidade de vida, estará presente a Família Folhas e estão agendadas apresentações do Teatro de Fantoche da Guarda Municipal, de capoeira com o Mestre Feijão, da fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e da Banda Lyra Curitibana, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O programa “Assembleia nos Bairros” tem uma agenda mensal, ocorrendo sempre às quartas-feiras.
Serviço:
3ª Edição do Assembleia nos Bairros
Data: 27 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Horário: 13h às 17h; com uma sessão especial às 15h
Local: Terminal de Santa Felicidade/Rua da Cidadania – Rua Madre Clelia Merloni, 198
Sobre a regional de Santa Felicidade
A Administração Regional Santa Felicidade compreende os bairros Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Cascatinha, Campo Comprido (Norte), Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre. A população estimada atendida por esta regional corresponde a 128.101 habitantes (IBGE/Censo Demográfico 2022).
Sobre o programa Assembleia nos Bairros
O programa “Assembleia nos Bairros” foi lançado no primeiro semestre do ano e faz parte de um inovador e amplo projeto, que tem o objetivo de aproximar o Poder Legislativo e os cidadãos paranaenses. A proposta inicialmente foi colocada em prática com a “Assembleia Itinerante”, que tem como slogan #Assembleia da Gente, foi criada em 2023, e acaba de promover a 27ª edição, no município de Santo Antônio da Platina.
A ação encurtar as distâncias entre a Capital e o interior, além de aproximar os deputados estaduais dos moradores de todas as regiões do estado. Dessa forma, os parlamentares contribuem para a melhoria na elaboração de políticas públicas. Nestas ocasiões, os deputados recebem demandas e reivindicações da população e de entidades. Até agora, foram recebidas cerca de 6 mil sugestões. Além disso, durante a sessão especial são feitas homenagens a personalidades locais e regionais. Um reconhecimento público àqueles que colaboram para o crescimento do Paraná.
Mande sua sugestão – Conheça mais sobre o programa “Assembleia Itinerante”, que está ouvindo a população do interior do Paraná, e envie sua sugestão aqui.
Saiba mais – Participe! Conheça todos os detalhes do projeto “Assembleia nos Bairros” e aproveite para deixar uma sugestão, contribuindo com o seu bairro. É só clicar aqui.