Do total de ocorrências, uma foi por falsidade ideológica, três de boca de urna, duas violações ou tentativas de violações do sigilo do voto (Foto: Franklin de Freitas

As forças de segurança do Paraná atenderam, até as 15 horas de hoje, nove situações envolvendo crimes eleitorais em algumas regiões no estado.

Do total de ocorrências, uma foi por falsidade ideológica, em Telêmaco Borba, três de boca de urna (Palotina, Santa Mariana e Nova América da Colina), duas violações ou tentativas de violações do sigilo do voto (Clevelândia e Telêmaco Borba), uma propaganda irregular (Colombo), uma compra de votos (Clevelândia)e uma situação de ameaça contra um mesário (Curitiba).

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, afirmou que o balanço do dia é positivo. “

O processo de eleição no Paraná tem transcorrido de uma forma ordeira, sem nenhum caso grave. Acredito que a população já está mais ambientada com o processo eleitoral e isso facilitou”, disse.

Segundo Mesquita, o PT pediu segurança para a comemoração da eventual vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na esquina entre as avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano, centro da Capital. “A gente tem que pedir que a população tenha o senso de urbanidade de realmente aceitar o resultado que a urna apresentar. Mas de qualquer maneira nós temos planejamento para dar segurança para qualquer um dos lados que queira comemorar”, afirmou.

O secretário afirmou que no Paraná não houve operações da Polícia Rodoviária Federal, como em outras regiões do País. “No nosso Estado não temos nenhum caso de operação que seja fora da atuação prevista das polícias. Então está transcorrendo da maneira correta”, explicou.