
O Plenário da Câmara analisou nesta segunda-feira (16) e aprovou o requerimento de urgência para o Projeto que derruba o decreto do governo que amenizou o aumento de alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/25 é do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS),
A urgência recebeu 346 votos favoráveis e 97 contrários. Agora, a proposta pode ir a plenário sem precisar passar por comissões especiais. Isso acelera o processo.
Em maio, o governo editou um decreto elevando o IOF para reforçar a arrecadação pública. A medida provocou reação da Câmara dos Deputados, do Senado e do mercado.
Na quarta-feira (11), o Poder Executivo publicou uma medida provisória sobre tributação de investimentos e propostas de corte de gastos e um novo decreto com alíquotas menores do IOF, mas ainda assim com aumentos.
Os parlamentares estão insatisfeitos com o governo Lula (PT) em relação à medida provisória que aumenta impostos e ao atraso no pagamento das emendas parlamentares.
Mais informações em instantes