A Câmara Municipal de Curitiba e as 12 vereadoras que compõem sua bancada feminina emitiram na noite desta quinta (2) nota de repúdio, na qual exigem a pronta retratação e imediata retirada da publicação do Blog do Tupan do texto intitulado “Vereadoras sexualizam na posse”. ” O texto desrespeita de forma flagrante a dignidade, a honra e o papel institucional das vereadoras desta Casa”, diz a nota. O conteúdo utilizou imagens oficiais da Câmara Municipal de Curitiba e fez referências depreciativas às vestimentas das parlamentares durante a cerimônia de posse realizada na última quarta-feira (1º) em um claro ataque à bancada feminina. No fim desta da tarde desta sexta (3), o blog retirou a publicação e publicou um pedido de desculpas (leia abaixo).
Leia mais
- Tico Kuzma é eleito presidente da Câmara de Curitiba
- Prefeito de Curitiba garante que passagem de ônibus não sobe neste ano
“O teor do texto é inaceitável e reforça estereótipos que minimizam a atuação política das mulheres, reduzindo-as a aspectos físicos e tentando desviar o foco de sua competência e compromisso com a sociedade. Esse tipo de abordagem, além de ofensiva, vai contra os princípios constitucionais de igualdade, dignidade e respeito, fundamentais em uma democracia”, afirma a nota.
Ataque à bancada feminina: medidas cabíveis serão tomadas
A Câmara Municipal de Curitiba informa ainda que, caso o texto não seja retirado do blog e a retratação não ocorra, serão tomadas as medidas cabíveis contra o veículo responsável pela publicação, bem como contra os autores do texto, para que respondam legalmente pelos danos causados à imagem das vereadoras e da instituição como um todo.
“Reiteramos nosso compromisso em garantir o respeito à atuação das 12 parlamentares, que representam um marco importante na história da política local ao compor a maior bancada feminina já registrada nesta Casa”, diz a nota.
“Não haverá tolerância com retrocessos ou comportamentos que perpetuem o machismo e a misoginia”, diz vereadora Laís Leão
A vereadora Laís Leão (PDT) também manifestou seu veemente repúdio ao episódio de violência política de gênero promovido por um blog político em publicação veiculada nesta quinta-feira (2). “Tal abordagem reflete um discurso machista e misógino, absolutamente incompatível com os princípios da democracia e do respeito à dignidade humana. Vivemos um momento histórico, com a maior bancada feminina já eleita para a Câmara Municipal de Curitiba. Contudo, para consolidarmos esses avanços, é indispensável enfrentarmos a violência política de gênero em todas as suas manifestações. Esse episódio deplorável demonstra o quanto ainda precisamos lutar para garantir um ambiente político igualitário e respeitoso”, afirmou a vereadora
“Quero deixar claro que não aceitarei intimidações ou recuarei diante de ataques que visem deslegitimar nossa atuação enquanto mulheres eleitas para representar a população. Nossa resposta é firme: não haverá tolerância com retrocessos ou comportamentos que perpetuem o machismo e a misoginia”, disse ela.
A vereadora reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o fortalecimento da democracia, que exige o respeito à diversidade e o combate a todas as formas de opressão.
Sindijor condena publicação em nota
O Sindicato de Jornalistas do Paraná (Sindijor) publicou uma nota em que condena publicação do blog. “É inaceitável e inadmissível que em pleno século XXI as mulheres sejam expostas publicamente com palavras e julgamentos pela livre escolha de suas roupas”, diz a nota em postagem no perfil do sindicato na rede social Instagram,
.
Nota de Retratação e Pedido de Desculpas
Leia abaixo o pedido de desculpas publicado no Blog do Tupan:
“No último dia dia dois de janeiro de 2025, publicamos em nosso blog uma matéria com observações infelizes sobre a cerimônia de posse dos vereadores de Curitiba, realizada em 1º de janeiro de 2025. Reconhecemos que o conteúdo da publicação gerou interpretações negativas e causou desconforto às vereadoras e ao público em geral.
Queremos, primeiramente, pedir desculpas às vereadoras mencionadas e a todos que se sentiram ofendidos pelo teor da matéria. Jamais foi nossa intenção desrespeitar ou diminuir qualquer pessoa, especialmente mulheres que ocupam espaços de liderança e representam a população em cargos públicos.
Reconhecemos que erramos ao redigir e publicar a matéria e assumimos total responsabilidade pelo ocorrido. Estamos comprometidos em reparar os danos causados e reafirmamos nosso compromisso com o respeito, a ética e a imparcialidade em nossa prática jornalística.
Como parte dessa retratação, retiramos imediatamente a publicação do ar e estamos adotando medidas internas para evitar que situações como esta se repitam. Estamos também à disposição para dialogar com as pessoas e instituições envolvidas, buscando uma solução justa e respeitosa.
Reiteramos nosso compromisso em aprender com este erro e em evoluir continuamente na busca por um jornalismo mais responsável e inclusivo.
Atenciosamente,
Blog do Tupan”