“Campanhas estão mais cautelosas”

Bem Paraná

Para o advogado da coligação Todos pelo Paraná, do candidato à reeleição Beto Richa (PSDB), Cristiano Holtz, neste ano, a campanha está mais cautelosa e orientada a agir dentro da legislação. As coligações estão sendo orientações pelos departamentos jurídicos, afirma o advogado. Apesar do aumento no número de ações, Holtz diz que é acionado quem não cumpre a legislação. Quem está sofrendo direito de resposta é quem diz inverdades, isso é simples, afirma.
Já o coordenador jurídico da campanha de Roberto Requião (PMDB), Luiz Fernando Delazari, as leis e a postura dos magistrados devem ser revistas para que cumpram o objetivo de fortalecer a democracia. A legislação obriga que os candidatos a manterem uma estrutura jurídica imensa e isso só promove um engessamento do diálogo político – em alguns casos chega próximo ao ato de censura e parece que tem responsabilidade dos juízes nesses casos, desabafa.
O advogado Gustavo Guedes, da coligação Paraná Olhando Pra Frente, da candidata Gleisi Hoffmann (PT), afirma que a legislação não está mais rigorosa para a propaganda de rádio e TV. O que muda é a composição da corte do TRE e pode variar a interpretação, mas isso não é tão relevante, afirma. A coligação petista foi acusada de usar o horário destinado a candidatos a deputados federais para promover Gleisi e contra Beto Richa. O advogado rebate a acusação e diz que os deputados candidatos à reeleição optam por fazer críticas ao governador. Eles (coligação de Richa) encaram isso como propaganda da Gleisi; o que o governador não quer é que façam críticas à gestão dele, mas é natural: ele é o candidato à reeleição, defende.