
A chapa XI de Agosto, encabeçada pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, foi eleita para a próxima gestão da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR) com 44% dos votos.
A chapa pela Ordem, liderada pelo advogado Flávio Pansieri, ficou em segundo lugar com 32% dos votos. Em terceiro lugar, com 15% dos votos, ficou a chapa OAB Democrática, encabeçada por Marlus Arns.
As eleições da OAB-PR aconteceram, nesta sexta (22). Cerca de 90 mil advogados e advogadas estavam aptos a votar. O voto foi on-line, obrigatório e escolheu não somente a próxima gestão da OAB estadual, como das 49 subseções em cidades do interior, que representam a entidade nos 399 municípios paranaenses.
Eleição transcorreu com tranquilidade
A votação transcorreu com tranquilidade e grande adesão dos profissionais paranaenses desde as 9 horas. Na sede da seccional, em Curitiba, representantes das três chapas que concorrem ao pleito acompanharam, a movimentação.
Os advogados e advogadas que optaram por votar presencialmente nas urnas disponíveis na OAB Paraná fizeram questão de destacar a organização das Eleições OAB-PR 2024. “Foi tudo muito bem organizado, estão de parabéns. O processo online é nota 10, é preciso evoluir sempre”, frisou Cesar Augusto Seleme Kehrig (OAB nº 6.119), de 77 anos. Advogado há 54 anos, ele fez questão de exercer o voto esta manhã. “Desde que ingressei nos quadros da Ordem participei de todas as eleições, e temos que participar”, pontuou.
A advogada Dulciane de Souza Pinto Scultetus (OAB nº 35.332) também votou presencialmente na manhã desta sexta-feira. “Participo de todas as eleições desde que tenho a carteira da Ordem. É de extrema importância ter essa abertura para a renovação, num processo democrático”, afirmou a especialista em direito do consumidor, que aproveitou a oportunidade para rever colegas.
“Na minha avaliação esse pleito foi bastante produtivo pelo fato de termos vários disputantes à Presidência da OAB Paraná. Tivemos três chapas este ano, o que ilustra o processo democrático dentro da OAB. Esperamos que os eleitos façam um bom trabalho”, destacou o advogado Paulo Roberto Calliari (OAB nº14.529).
Na cerimônia que deu início à apuração, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, agradeceu o trabalho da Comissão Eleitoral e dos colaboradores da seccional. “Esse processo eleitoral é motivo de orgulho para nós, que formos pioneiros no sistema on-line de votação. Esta é uma festa da democracia na nossa profissão”, disse Marilena.
O presidente da Comissão Eleitoral, Ivo Harry Celli Jr, enalteceu o trabalho dos membros da comissão e dos colaboradores que assessoram os trabalhos. “Agradeço os procuradores das chapas e os candidatos a presidente pela condução cordata que tivemos em todos os embates. O processo transcorreu com serenidade”, afirmou Celli Júnior.
Luiz Fernando Casagrande Pereira, 54 anos, natural de Cascavel (PR), é doutor em Direito Processual Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é diretor-tesoureiro da OAB no Paraná. Já foi coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), presidente Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE) e é cofundador do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).
A importância da OAB
A OAB é uma entidade fundamental na garantia da Justiça e da democracia, zelando pelas prerrogativas (direitos) da advocacia, bem como sua qualidade e diretrizes (exame da Ordem, entre outras ações). Além disso, a OAB tem por missão a defesa da Constituição Brasileira, os direitos e garantias fundamentais do cidadão, Direitos Humanos e Justiça Social.
A OAB-PR se posicionou recentemente, por exemplo, apoiando a investigação do legislativo, na ocasião do escândalo dos “Diários Secretos, em 2010. A atual presidente Marilena Winter também foi a única representante de entidade a pedir o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, após denúncia de corrupção.
Mais informações em instantes