
O município de Rolândia, no norte do Paraná, pode ganhar o título de Capital Estadual do Ciclista. Nesta terça-feira (8 de abril) avançou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei que concede o título ao município. Ele foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa de Leis, com parecer favorável da relatora, a deputada Mabel Canto.
Autor da proposta, o deputado Cobra Repórter (PSD) celebrou o avanço do reconhecimento, ressaltando que Rolândia se destaca por suas iniciativas em prol do ciclismo. Segundo ele, a cidade tem topografia majoritariamente plana, conta com equipes de competição de alto desempenho no Paraná e no Brasil, possui um programa de treinamento voltado para competições, está investindo na construção de uma infraestrutura cicloviária e sedia eventos importantes da modalidade.
“Mais de 50 atletas são treinados especificamente para competições. Por ser uma cidade plana, Rolândia tem um enorme potencial para o uso da bicicleta. Há diversos grupos de pedal que promovem saúde, lazer e integração social. Além disso, o município integra o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho”, destacou Cobra Repórter.
O deputado também é autor da lei que instituiu o Dia Estadual do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, e é um defensor da construção da Ciclovia Pé Vermelho, que ligará as cidades de Maringá e Jataizinho.