Com o fim do prazo para que partidos definissem suas chapas para a disputa de outubro, o cenário eleitoral do Paraná foi definido com nove candidatos ao governo do Estado. Em 2018, dez candidatos foram inscritos inicialmente, mas um deles – Ogier Buchi (PSL), teve a votação anulada após ser impugnado pelo próprio partido.
Agora, as legendas têm até o próximo dia 15 para registrarem suas chapas na Justiça Eleitoral. A partir do dia 16, está liberada a campanha eleitoral. O horário eleitoral gratuito no rádio e televisão começa no dia 26.
Dos nove nomes oficializados para a disputa pelo Palácio Iguaçu, apenas três já tiveram mandatos eletivos: o governador Ratinho Júnior (PSD), que concorre à reeleição; o ex-governador Roberto Requião (PT) e o ex-deputado federal Ricardo Gomyde (PDT). Os demais podem ser considerados “novatos”, já que apesar de alguns deles terem disputado outras eleições, nenhum chegou a ser eleito: Adriano Teixeira (PCO), professora Ângela Machado (PSOL), Joni Correia (DC); Professor Ivan (PSTU), Solange Bueno (PMN) e Viviane Mota (PCB).
Pesquisa – A última pesquisa sobre a eleição para o governo do Paraná, divulgada no final de julho, pelo Ipespe, apontou Ratinho Jr como franco favorito, com 51% das intenções de voto e potencial para vencer a disputa já no primeiro turno, contra 25% de Requião. Em terceiro, apareceu o ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), com 2%, que foi retirado da disputa pelo próprio partido.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho e ouviu 1.200 eleitores. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-02620/2022 e PR01338/2022.
Política
Eleições 2022
Com fim do prazo legal, Paraná tem nove candidatos ao governo do Estado
Legendas têm até o próximo dia 15 para registrar chapas na Justiça Eleitoral; campanha nas ruas começa no dia 16

Franklin de Freitas