Com quatro candidatos a presidente, Tribunal de Justiça do Paraná elege hoje sua nova direção

Redação Bem Paraná com TJPR e Amapar
tjpr

(Foto: Divulgação/ TJPR)

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) elege nesta segunda-feira (11 de novembro) sua nova cúpula diretiva, que comandará a Corte no biênio 2025-2026. Serão eleitos um novo presidente, 1º e 2º vice-presidentes, corregedor-geral da Justiça e corregedor. Os ocupantes atuais da cúpula não podem ser reeleitos para o mesmo cargo. Além disso, também haverá eleição para ouvidor-geral, ouvidor e integrantes do Órgão Especial e do Conselho de Magistratura da Corte.

Não existe formação de chapas na eleição do Tribunal, ou seja, cada cargo tem sua disputa independente. A escolha é feita pelos desembargadores do TJPR e o voto é secreto.

Ao todo, quatro nomes disputam o cargo de presidente da Corte: a desembargadora Joeci Machado Camargo, o desembargador Jucimar Novochadlo, a desembargadora Lídia Matiko Maejima e o desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.

Para os cargos de presidente, 1º e 2º vice-presidentes, corregedor-geral da Justiça, corregedor, ouvidor-geral e ouvidor será eleito o candidato que, no primeiro escrutínio, obtiver a maioria absoluta dos votos dos membros do Tribunal.

Não alcançada essa maioria, será realizado um segundo escrutínio entre os dois candidatos mais votados. Em caso de empate nos votos no primeiro escrutínio, participará do segundo o candidato mais antigo no cargo de desembargador e, persistindo o empate, o de maior idade. Caso concorram somente dois candidatos, será eleito, em escrutínio único, o que obtiver a maioria simples de votos.

Os integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura também serão escolhidos em escrutínio único.

A posse de todos os eleitos ocorrerá no primeiro dia útil do mês de fevereiro de 2025.