(Franklin de Freitas)

O comício promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) neste sábado (17 de setembro), em Curitiba, reuniu 12 mil pessoas na Boca Maldita, na região central da capital paranaense. A estimativa é da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

O evento foi especialmente simbólico por marcar o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à cidade onde ficou 580 dias preso , cumprindo uma sentença que depois seria anulada pelo Supremo Tribunal Federal (a Segunda Turma do STF reconheceu em março do ano passado a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, responsável pela condução da ação penal contra o petista).

Durante o evento, o ex-presidente e candidato à Presidência da República destacou que, apesar de ter ficado preso na cidade, ama Curitiba – inclusive porque foi aqui que ele conheceu sua atual esposa, Janja.

“Tem gente que pensa que eu fiquei com ódio de Curitiba porque fiquei preso aqui. A cadeia me fez aprender a amar Curitiba, porque foi aqui que eu conheci a Janja, e foi aqui que nós decidimos nos casar”, disse Lula, que mais uma vez agradeceu os militantes que fizeram vigília durante todo o período de sua prisão. “Não mediram esforços para ficar por 580 dias comigo. Obrigado, Curitiba, por tudo o que vocês fizeram por mim e pelo Brasil.”

Além de Lula, diversas outras lideranças políticas participam do evento. Entre eles estavam Requião, candidato à governador do Paraná pelo PT; a ex-presidente Dilma Rousseff; a ex-deputada federal Manuela d’Ávila; o senador Randolfe Rodrigues; a candidata ao Senado pelo Paraná Rosane Ferreira; e a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann.

Na galeria acima você confere as fotos feitas pelo fotógrafo do Bem Paraná, Franklin de Freitas, durante o comício. Para conferir o relato completo sobre o evento, com as principais falas dos participantes, basta clicar AQUI e conferir a reportagem de Ivan Santos.